Principais alimentos que podem evitar a deficiência de ferro
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), deficiência de ferro é o estado insuficiente do nutriente para manter as funções fisiológicas normais dos tecidos. O ferro participa de vários processos metabólicos no organismo e sua deficiência pode causar importantes prejuízos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, o que prejudica a capacidade de aprendizagem e concentração.
A gravidade da deficiência de ferro depende da intensidade, faixa etária e estágio de vida, podendo gerar problemas mais graves, como uma anemia.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o principal público afetado pela deficiência de ferro são as crianças. Alguns sintomas como cansaço, fraqueza, indisposição, diminuição da capacidade de concentração e aprendizado, podem ser sinais de uma deficiência de ferro importante, por isso, pais ou responsáveis devem acompanhar de perto a alimentação dos pequenos.
Para a médica Cristiane Finelli (CRM 120062- SP), manter a alimentação saudável é um dos caminhos para evitar a doença. “A promoção de uma nutrição adequada na infância tem sido uma das estratégias para melhorar o estado de saúde na fase adulta, o desenvolvimento humano e reforçar a importância da prevenção de agravos nutricionais. A criança precisa ingerir alimentos que contenham ferro, como: carnes vermelhas, aves e peixes e alimentos vegetais, especialmente lentilha, soja, feijão, ervilha, nabo, brócolis, couve, espinafre, açaí, manga e abacate”, explica. A especialista ainda reforça que caso os pais percebam alterações clínicas, devem procurar imediatamente o pediatra.