O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, realiza o serviço nas comunidades de segunda-feira, 1°, a quinta-feira, 4, atendendo 12 locais. O primeiro ciclo do projeto recolheu 396,89 toneladas de resíduos em 217 comunidades. A ação ocorre a partir das 8h.
A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos.
A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade.
Programação:
Segunda-feira, 1º: Orfanotrófio 1 (Santa Tereza), Jardim Europa (Santa Tereza), Barracão (Santa Tereza), Cruz Alta (Nonoai)
Terça-feira, 2: Francisca (Lageado)
Quarta-feira, 3: Santana 1 e 2 (Mário Quintana), Mirim (Mário Quintana), Davi Canabarro (Jardim Leopoldina), Pinheirinho (Lomba do Pinheiro)
Quinta-feira, 4: Planetário (Cidade Baixa), Chácara das Peras (Lomba do Pinheiro), Lami Parada 21 (Lami).
*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.