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Esteio lança pronto-atendimento médico virtual 24 horas

Esteio lançou nesta quarta-feira (10), o serviço de Pronto Atendimento Digital 24 horas. A consulta médica com clínico geral e pediatra pode ser realizada por telefone e pela internet. O município é o primeiro do Rio Grande do Sul a oferecer telemedicina, sete dias por semana, de forma gratuita, prestado pela Medicar Soluções em Saúde, contratada via licitação.

Atendimento

O paciente que precisa de uma consulta liga para o telefone 0800-941-5458 e é atendido pelo técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da Central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Retorno

Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.

UBS de referência

Há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.

Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio

  • Quem pode acessar: moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do município
  • Como acessar: telefone 0800-941-5458
  • Quando: 24 horas por dia, sete dias por semana
  • Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência no atendimento, com risco de morte para o paciente, como, por exemplo, quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. Pode ser utilizado também para pedido de renovação de receita, desde que tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses
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