Concerto da Orquestra Jovem do RS homenageia os 200 anos do Brasil e a Revolução Farroupilha

Evento ocorre nesta segunda-feira (12), a partir das 19h, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa

Os 200 anos da Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha são o tema do concerto que a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) apresenta, nesta segunda-feira (12), no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa. O evento será a partir das 19h, com entrada franca.

A apresentação do mês de setembro destaca clássicos do cancioneiro gaúcho e do Brasil, com ritmos do folclore – como Pezinho –, Carinhoso, de Pixinguinha, Querência Amada, de Teixeirinha. O quarteto formado por Gustavo Nolasco Miranda de Oliveira, Olga Maciel D’ Ávila, Bento Andrade Valli e Cleber da Silva Fialho vão interpretar “Céu, sol, sul, terra e cor”, de Leonardo. A regência está a cargo dos maestros Telmo Jaconi e Davi Coelho.

“É um momento para celebrarmos e valorizarmos a história e a tradição do Brasil e do nosso Rio Grande pela música, em uma grande homenagem à nossa gente e aos nossos municípios”, afirma a presidente da OJRS, Carla Zitto. Neste ano, a OJRS realizou uma série de concertos temáticos, com canções da Itália, da França, de Portugal e da Espanha.

Sobre a Orquestra Jovem do RS

Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de excelência, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Mais de mil estudantes do ensino público já passaram pela OJRS. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica e conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, a Orquestra conta com 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os Avançados.

A OJRS é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do FUNCRIANÇA. Patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas são fundamentais para viabilizar as atividades.

Programa

Quarteto – Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
Gustavo, Olga, Bento, Cleber

Folclore – Pezinho, Balaio
G.Gil – Sítio do Pica-Pau amarelo
Toquinho – Aquarela
Pedro I do Brasil – Hino da Independência
Eliezer Braga – Fantasia Imaginária (1º movimento)
Villa-Lobos – Bachianas 4
Pixinguinha – Carinhoso
M. A. Vasconcellos/ L. Coronel – Gaudêncio 7 luas
Teixeirinha – Querência Amada

Regentes:
Telmo Jaconi
Davi Coelho

Fonte
Eliane Iensen
Sair da versão mobile