NegóciosPublieditorial

A mineração de Bitcoin vai parar durante o inverno cripto?

No final de 2021, o Bitcoin atingiu o valor de 68.000 USD, sua máxima histórica até hoje. Naquela época, podia-se dizer que os mineradores estavam se dando muito bem. Como resultado, muitos deles atualizaram seus equipamentos, expandiram sua operação e se prepararam para um 2022 ainda melhor.

Mas como já sabemos, as coisas mudaram bastante. O mercado de criptomoedas está caindo, e o Bitcoin agora está pairando um pouco acima dos 21.000 USD no momento em que este artigo é escrito. Ao mesmo tempo, o preço da eletricidade subiu no mundo todo, o que gera mais problemas para os mineradores de Bitcoin.

A pergunta agora é: “As operações de mineração de Bitcoin vão parar durante o inverno cripto?”.

O básico sobre mineração de Bitcoin

Antes de nos aprofundarmos no que está acontecendo no inverno cripto atual, vamos explicar o que é mineração de Bitcoin?

Basicamente, a mineração de Bitcoin foi o primeiro método para conseguir Bitcoin. É um processo em que pessoas de todo o mundo usam computadores de alta potência para resolver problemas matemáticos complexos e verificar transações na blockchain do Bitcoin. Em troca de todo esse trabalho, eles são recompensados ​​com Bitcoin recém-cunhado. Basicamente, a mineração de Bitcoin é uma corrida para resolver um bloco, e aquele que conseguir primeiro é generosamente recompensado.

Vai desacelerar, mas não parar

Como o mercado está caindo e ficou mais caro minerar Bitcoin, é provável que as operações diminuam durante esse período. O quanto essas operações vão realmente desacelerar dependerá da escala.

Os mineradores que estão executando operações enxutas — custos operacionais baratos, despesas favoráveis, baixa alavancagem etc. — provavelmente terão mais facilidade para superar esses tempos voláteis. Os que estão usando equipamentos mais antigos verão que sua operação está se tornando menos lucrativa a cada dia. Portanto, se o preço não se recuperar rapidamente, é provável que eles parem durante esse período instável.

No entanto, isso não significa que todas as operações serão interrompidas. Algumas delas vão, mas a maioria vai apenas desacelerar.

A atividade de mineração só vai parar quando o último Bitcoin for minerado

Um dos aspectos que tornam o Bitcoin único é sua oferta limitada de 21 milhões de BTC. Neste momento, cerca de 19 milhões de BTC já foram minerados, e estima-se que o último será minerado até 2140.

Embora tenha um limite de 21 milhões, é duvidoso que essa seja a quantidade de Bitcoin em circulação depois que todos forem minerados. Alguns estudos mostraram que, mesmo neste momento, já 20% do Bitcoin já minerado foi perdido permanentemente, pois as pessoas perdem o acesso a suas carteiras e chaves privadas.

Portanto, depois que todos os BTC forem minerados, os mineradores ainda vão continuar trabalhando na verificação das transações que acontecem na blockchain do Bitcoin. Em vez de serem recompensados ​​com Bitcoin recém-cunhado, os mineradores provavelmente receberão taxas de transação.

É aconselhável minerar Bitcoin agora?

Quando o Bitcoin entrou em cena em 2009, não havia muitos mineradores. Isso garantia um espaço muito menos competitivo, permitindo que qualquer um tentasse atuar.

Mas ao longo dos muitos booms que o Bitcoin teve, muitas pessoas começaram a minerar. Com isso, há muito mais concorrência hoje em dia, e para acompanhar o ritmo, é preciso utilizar os equipamentos mais avançados e executar uma operação extremamente eficiente. Se quiser ter alguma chance nesse campo, você também pode entrar em pools ou nuvens de mineração, mas o mais importante a entender é que há muito trabalho a ser feito se você planeja minerar Bitcoin. Faça bem a sua pesquisa e fique sempre informado sobre o que está acontecendo no espaço cripto antes de investir o seu dinheiro em qualquer equipamento de mineração.

O que fazer durante o inverno cripto

Nesta época de vacas magras, você provavelmente está ouvindo muito termos como “HODL” e “FUD”. Quem frequenta o mundo cripto há algum tempo provavelmente sabe o que eles significam.

Para quem ainda não sabe, HODL — acrônimo de “hold on dear life” (algo como guarde pela vida toda) — é uma estratégia de negociação em que a pessoa comprar Bitcoin a um determinado preço e o mantém em carteira até atingir o valor desejado, não importa quanto tempo isso demore… pode levar dias, semanas ou até anos.

É uma estratégia de negociação simples, fácil e ideal para iniciantes. A dificuldade da estratégia é quando aparece o FUD. FUD — acrônimo de “fear, uncertainty and doubt” (medo, incerteza e dúvida) — são os sentimentos negativos que os investidores tentarão disseminar para influenciar o preço do Bitcoin. Por exemplo, as pessoas podem tentar espalhar declarações negativas sobre o Bitcoin para reduzir seu preço e potencialmente aumentar o preço de outra moeda.

Muitos vão praticar HODLing durante o período de baixa. O desafio é aguentar e superar todo o FUD que circula. Quanto ao que você deve fazer, tudo depende do que você considera viável no seu caso. Só cuide para não entrar em pânico, agir precipitadamente e tomar decisões imprudentes não baseadas em pesquisas

Um inverno cripto não é o fim do mundo

Entendemos que há muito pânico acontecendo agora, pois o Bitcoin tem caído bastante de preço Mas a principal coisa que você precisa entender é que isso já aconteceu antes. Portanto, não entre em pânico.

Além disso, o Bitcoin não é mais usado exclusivamente para investimento. Ele tem hoje muitas aplicações reais, como preservação de patrimônio, reserva de valor, remessas, comércio eletrônico e transações, e as pessoas vão continuar precisando dele, seja qual for seu preço. Com sua capacidade de ajudar pessoas desbancarizadas e sem acesso ao sistema financeiro tradicional, qualquer um pode ter uma carteira Bitcoin gratuita e participar de transações a que antes não tinham acesso.

Para concluir, vivemos hoje em um mundo onde o preço é o objetivo secundário do Bitcoin, e quanto mais cedo você entender isso, mais tranquilo vai ficar durante épocas de queda prolongada.

Botão Voltar ao topo