Inicia oficialmente a Semana Farroupilha 2022 no Rio Grande do Sul
A chama crioula foi acesa pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na manhã desta quarta-feira (14), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato é considerado o início das atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, o patrono dos festejos Farroupilhas, Adair de Freitas, entregou a centelha para o governador, que ateou o candeeiro crioulo. A chama foi gerada em agosto deste ano, em Canguçu, e transportada por cavaleiros que percorreram as 30 regiões tradicionalistas do Estado até a capital.
A chama crioula foi acesa pela primeira vez em 7 de setembro de 1947. Considerada um símbolo que une o Estado, representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha. Em torno dela, é construído um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos e de reflexão sobre a sociedade.
Depois do encerramento do ato, a chama foi acesa na Assembleia Legislativa. Também participaram do evento no Palácio Piratini secretários estaduais, representantes das forças de segurança, integrantes do MTG e lideranças de entidades públicas e privadas.