Instituto Ling recebe grupo Sonico dia 29 de setembro

Show de tango moderno integra preview do 7º Poa Jazz Festival

O Instituto Ling recebe no próximo dia 29 de setembro o grupo Sonico, formado pelos músicos argentinos Camilo Cordoba (guitarra) e Ariel Eberstein (contrabaixo), pelo francês Lysandre Donoso (bandoneon), pelo belga Ivo de Greef (piano) e pelo americano Stephen Meyer (violino). O show integra a programação do preview da sétima edição do Poa Jazz Festival, uma parceria do centro cultural com a Branco Produções e a Fly Áudio.

Sonico resgata a música do compositor argentino Eduardo Rovira, um dos criadores do “tango novo”. Suas inovações resultaram em uma fusão criativa entre as raízes populares do tango e a música clássica. Uma atrevida síntese que deixou seu próprio rastro na vanguarda portenha dos anos sessenta.

Criado em 2015, em Bruxelas, o grupo atuou nas mais importantes salas de concerto e festivais na Europa e América Latina. Em 2018, lançou seu primeiro álbum, “Eduardo Rovira: La outra vanguardia”, durante sua primeira gira pela Argentina, com enorme repercussão de público e crítica. O disco foi eleito no Top 10 da Billboard Magazine, na categoria Tango.

Em 2019, lançou “Eduardo Rovira: inédito e inconcluso”, levando a Revista Rolling Stone a eleger o grupo como um dos sete imprescindíveis para a reconstrução do tango moderno. Nesta temporada de 2022, celebra também o centenário de Astor Piazzolla, com o lançamento do álbum “Piazzolla-Rovira: The edge of tango”.

O Preview Poa Jazz Festival já recebeu o pianista carioca Luiz Otávio e o pianista cubano Harold Lopez-Nussa. Os últimos dois shows da programação de aquecimento serão com artistas da cena instrumental gaúcha. No dia 8 de outubro, quem sobe ao palco do centro cultural é o contrabaixista Rodrigo Maia e seu sexteto, formado por outros cinco grandes nomes locais: Luiz Henrique New no piano, Bernardo Zubaran na harmônica, Mano Gomes na bateria, Bruno Coelho na percussão e Antônio Flores na guitarra.

O encerramento será no dia 22 de outubro com a pianista, cantora e compositora Mari Kerber e seu trio, que conta com a contrabaixista Júlia Pezzi e o baterista Rhuan de Moura. Juntos, ​​eles apresentarão uma experiência musical que une standards do jazz com arranjos autorais de blues.

Os ingressos para cada apresentação do preview do Poa Jazz Festival custam R$ 30 no valor inteiro e R$ 15 para quem tem direito a meia-entrada. Os tickets já podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

Sair da versão mobile