25º Mondial des Pinots premiou dois vinhos brasileiros com ouro e prata

Concurso na Suíça registrou 921 amostras de Pinots de 21 países

O 25º Mondial des Pinots, realizado de 26 a 28 de agosto na cidade de Sierre, na Suíça, destacou dois vinhos brasileiros com medalhas de ouro e de prata. Organizado pela Associação Vinea, o concurso avalia, exclusivamente, vinhos da família Pinot (Pinot Noir, Pinot Gris/Grigio, Pinot Blanc). Este ano, foram 921 amostras de 300 produtores de 21 países.

O júri contou com a participação de 45 especialistas de 13 países. Do Brasil, o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Vagner de Vargas Marchi, que destaca a organização e o profissionalismo do concurso. “O Mondial des Pinots seguiu um alto grau de exigência, com avaliação criteriosa dos vinhos considerando suas respectivas categorias”.

Ele explica que os jurados foram divididos em oito painéis com cinco avaliadores cada. Marchi dividiu o júri com enólogos da França, Suíça, Alemanha e Eslováquia. “Foi muito interessante compartilhar nossos conhecimentos e experiências, e poder observar que de fato o estilo mundial para os vinhos de alta qualidade valoriza cada vez mais a tipicidade, elegância e equilíbrio, contrariamente à potência e exageros”, relata.

PREMIAÇÕES

Medalha de Ouro

Sozo Terroir Pinot Noir, 2022 – Sozo Vinhos Finos de Altitude

Medalha de Prata

Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir 2021 – Cooperativa Vinícola Aurora

Sair da versão mobile