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Brasil avança na eletromobilidade, mas há um longo caminho a percorrer

VE Experience 2022 apontou os avanços e os desafios do setor

Esta foi a tônica das palestras realizadas durante a primeira edição do VE Experience, evento organizado dai 28 de setembro pela Valencia Energia Sustentável nas dependências da Unidade de Tecnologia Unitec/Tecnosinos, em São Leopoldo. “Os dados mostram que há crescimento na oferta e no consumo, mas é gradativo. Para alavancar mais o setor, precisamos discutir mais sobre a produção e oferta destes veículos como também sobre a infraestrutura para atender à demanda”, aponta Thiago Lemes de Sá, sócio da empresa.

O diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Pedro Schaan, apontou que em julho deste ano, a frota brasileira de eletrificados leves atingiu a marca histórica de 100 mil veículos em circulação, sendo que somente este ano o mercado nacional deverá registrar quase a metade desse total. “O crescimento dos eletrificados no Brasil segue uma curva ascendente em contraste com a estagnação ou retração do conjunto das vendas domésticas nos últimos três anos”, destacou, apontando que o país já conta com uma cadeia produtiva para veículos pesados, como fabricantes de chassis e componentes, além da montagem da carroceria e integração elétrica dos subsistemas e, recentemente, produção de baterias de tração. Ele reconhece, porém, que há uma distância do potencial. “É preciso instituir um Marco Regulatório da Mobilidade que contemple Planos Nacionais de inserção da eletromobilidade em todos os modos de transporte, em nível de Governo Federal, Estadual, Metropolitano e Municipal, com vistas à racionalização, planejamento e economia da atividade para inserir os veículos elétricos numa estratégia de desenvolvimento do país”, sustenta.

O país já oferece soluções para infraestrutura, porém, ainda há múltiplos desafios que envolvem o tema, aponta Luciana Neves Canha, professora doutora da Universidade Federal de Santa Maria. O número de eletropostos residenciais de recarga lenta e os de rodovia com recarga ultra rápida, além de sistemas de armazenamento de energia ainda são insuficientes para dar segurança ao consumidor. Ela lembra que somente em abril deste ano foi instalado o segundo eletroponto rápido em rodovia no Rio Grande do Sul. “É necessário ampliar a eletrovia no Estado, interligando com o restante do país”.

Na sua opinião, o setor precisa adotar a estratégia 5Ds: Digitalização, Descarbonização, Descentralização, Democratização e Desenho de Mercado. “Precisamos analisar o que é preciso para o país fazer a transição energética e para tanto é necessária a implantação de políticas públicas e empresarias”.

O engenheiro Hedley Lemos apresentou a cartela de estações de recarga produzidas pela Weg Motores, por meio do programa WEMOB. “A empresa está muito focada no segmento. Tanto que anunciou investimento na ordem de R$600 milhões na planta de Jaraguá do Sul para motores elétricos”, divulgou.

Conforme Lemos, hoje há oferta de estações para residências e condomínios, e uma versão Parking, desenvolvida para shoppings, estacionamentos e espaços públicos. A empresa também produz versões para rodovias. Ele reconhece que ainda há desafios sendo enfrentados, como estações de recarga que permitam o gerenciamento e controle remoto, maior disponibilidade de potência e a padronização para rateios e cobrança de uso. “Apesar deles, é fato que a eletromobilidade já é realidade e que há um grande mercado a ser desbravado no país.

O design a serviço da eletromobilidade

O designer de projeto Everson Fin foi convidado para apresentar o projeto MOBIS – Mobilidade Interativa Sustentável, que visa apresentar a estudantes e ao mercado o protótipo da motocicleta elétrica que ele desenvolveu durante o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Idealizada durante três anos, o modelo utiliza componentes existentes no mercado nacional. “O objetivo é mostrar que temos todas as condições de criar, desenvolver e produzir tudo o que desejamos. Basta planejamento, boa vontade e claro, recursos financeiros”.

Foto por: Elizabeth Renz /Divulgação

O VE Experience 2022 contou com o apoio da Unisinos, Unitec/Tecnosinos, ABVE, Audi Top Car, Weg Motores Elétricos, Voltz Motors, Sense Bikes, Hair Bike.

Sobre a Valencia Energia Sustentável – Criada em 2016, a Valencia Energia Sustentável, localizada em São Leopoldo, é gerida pelos sócios Eliézer Brazil, Thiago Lemes de Sá e Wagner Martins. Atua no segmento de eficiência energética, energia solar, projetos elétricos e vem se consolidando no setor de veículos elétricos. A realização do VE Experience visa mostrar que os veículos elétricos já são uma realidade e que a sociedade precisa estar preparada, tanto por questões tecnológicas quanto pelo apelo das demandas ambientais. A Valencia é associada ao Parque Tecnológico Tecnosinos e ao Tecnovates, na Universidade de Lajeado/RS.

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