Concerto da Orquestra Jovem do RS homenageia as Américas

Evento ocorre na terça-feira (25), no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre

As canções que lembram as Américas serão o tema do concerto de outubro da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. O concerto ocorre na terça-feira (25), a partir das 19h, no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre. O espetáculo tem entrada franca.

A apresentação integra a série alusiva aos 250 anos de Porto Alegre, numa referência às etnias que compõem a capital dos gaúchos. Já foram apresentados repertórios de países como Itália, França, Portugal, Espanha e Brasil. “Nossa viagem musical estimula as pessoas a conhecerem clássicos de diferentes países. Além disso, há 13 anos, a OJRS abre oportunidades e novos horizontes para centenas de crianças e jovens”, afirma a presidente da OJRS, Carla Zitto.

O repertório inclui canções como as Bachianas nº 4, de Heitor Villa Lobos, e Mercedita, um clássico do folclore argentino composto e gravado por Ramon Sixto Rios, na década de 1940, além do tango de Carlos Gardel, Por una Cabeza.

Sobre a Orquestra Jovem do RS

Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de excelência, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Mais de mil estudantes do ensino público já passaram pela OJRS. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica e conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, a Orquestra conta com 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os Avançados.

A OJRS é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do FUNCRIANÇA. Patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas são fundamentais para viabilizar as atividades.

PROGRAMA

H.Villa-Lobos – Bachianas 4
R.Gnattali – Canções Populares do Brasil
A.Piazzola – Melodia em Lá Menor
C.Gardel – Por una Cabeza
K.Badelt – Piratas do Caribe
J. Horner – Tema de Zorro
A. Marquez – Conga del Fuego Nuevo
R.S. Rios – Mercedita

Regentes: Telmo Jaconi e Davi Coelho

Fonte
Eliane Iensen
Sair da versão mobile