Sicredi Pioneira promove festival de experiências para celebrar 120 anos

Festival 120 acontece de 9 a 11 de dezembro, em Nova Petrópolis, reunindo diversão, cultura e gastronomia

Para oportunizar a participação do maior número de associados, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a Sicredi Pioneira promoverá o Festival 120 com a temática “É hora de celebrar o passado com olhos no futuro”. O evento acontecerá sempre das 9 às 21 horas, na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, Nova Petrópolis, buscando levar diversão, cultura e boa gastronomia para toda a família. Todas as atividades são gratuitas e o estacionamento será no campo da Sociedade Concórdia ou nas ruas laterais à praça.

O presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, destaca o propósito do evento. “Os 120 anos da Sicredi Pioneira nos convidam a olhar para trás e para tudo que nossos antepassados construíram até aqui, sem tirar os olhos do futuro, para o legado que buscamos preservar”, explica.

Confira abaixo a programação completa do Festival 120:

No dia 09 de dezembro, sexta-feira, estão confirmadas as seguintes atrações: às 10 horas, ocorrerá o Puli-pulá (10h), um convite para pular corda de forma alegre, colorida e musicada. Já às 11 horas será a vez do Circo ZeZ animar o público, com os palhaços Zão e Zoraida trazendo malabares, contorcionismo, mágica e muito mais. Às 10 e às 14 horas ocorrerão dois momentos para Oficina de Biscoitos Natalinos, uma atração para deixar o Natal em família ainda mais gostoso. Às 19h30, o público poderá conferir o espetáculo de teatro, dança e coral “Natal Cooperativo”, que acontece desde 2012 na localidade de Linha Imperial e é organizado e encenado por pessoas da comunidade. Um pouco antes da peça teatral, o público poderá prestigiar uma sessão exclusiva do filme “O Caminho de Hans”, primeira curta-metragem de ficção sobre Cooperativismo do Brasil.

No dia 10 de dezembro, sábado, a programação iniciará às 10 horas com a apresentação da peça teatral “Um Pequeno Grande Homem: história e aventuras do Padre Amstad”. A peça é baseada na vida do jesuíta que fundou a primeira cooperativa de crédito na América Latina. Na sequência, às 11h30, ocorrerá uma apresentação da Herta e banda local com o espetáculo “Herta – Memórias e Histórias”. Às 14 horas, a comunidade é convidada a escolher o prato mais saboroso no Duelo de Chefs. Na ocasião, serão distribuídas 200 porções. Ainda às 16 horas, acontecerá mais uma Oficina de Biscoitos Natalinos. Para encerrar a noite, às 19h30, ocorrerá um show com a banda gaúcha Nenhum de Nós, uma das principais bandas brasileiras em atividade no segmento pop e rock.

No último dia, 11 de dezembro, domingo, as atrações iniciarão às 11 horas com Dança Italiana Fare Amicci, espetáculo que reúne folclore italiano em forma de dança. Para iniciar a tarde, às 13 horas, ocorrerá uma apresentação de dança tradicional gaúcha com o CTG Pousada da Serra e, às 13h30, o grupo local Bohmerladtanzgruppe apresentará um espetáculo de dança germânica. Às 14 horas, a comunidade poderá participar da Oficina de Biscoitos Natalinos e às 15h30 será possível prestigiar o Teatro Faísca Dágua, que aborda o embate entre natureza e humanidade. A partir das 18 horas, a comunidade será convidada a acompanhar a finalização da produção do bolo de aniversário dos 120 anos da Sicredi que pesará 120kg. Na sequência, todos receberão um pedaço. Para encerrar a programação do Festival 120, às 19h30, ocorrerá a apresentação da Família Lima, grupo que traz uma mistura de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica.

Nos três dias, às 19 horas, o prédio histórico da Caixa Rural será tela para uma projeção mapeada, com um espetáculo de som e luz. Lembrando que o local foi a primeira sede própria da Sicredi Pioneira e que abriga atualmente o Memorial Padre Amstad e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. Além disso, o espaço ainda oferecerá a transmissão ao vivo dos jogos da Copa do Mundo por telões disponíveis no local.

Através do site oficial www.festival120.com é possível conferir mais detalhes sobre o Festival 120.

Sobre a Sicredi Pioneira

Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira tem como propósito construir comunidades melhores aos mais de 205 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos, Vale do Caí e Serra Gaúcha. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, que é composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 6 milhões de associados no país.

Sair da versão mobile