Coruja-orelhuda é resgatada em São Leopoldo
Grupamento de Defesa Ambiental resgatou filhote da ave no bairro Morro do Espelho, junto ao Centro da cidade
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou um filhote de coruja, na quarta-feira, 9 de novembro. O chamado para o resgate partiu da equipe de vigilância de uma escola localizada no bairro Morro do Espelho. A ocorrência chegou por meio do Centro de Comando e Monitoramento (Cecom), pelo telefone 153.
A ave apresentava um ferimento em uma das asas e os agentes encaminharam o filhote para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Minizoo de Canoas. No local, a ave será avaliada e vai passar por um processo de reabilitação com o objetivo de devolvê-la à natureza. Preliminarmente, a coruja foi identificada como pertencente à espécie coruja-orelhuda (Asio clamator).
Foto: Divulgação /Scom/PMSL
Capacitação
Agentes do GDA participaram recentemente de uma capacitação para resgate e manejo de animais silvestres no Zoológico Municipal de Canoas. O treinamento ocorreu em maio e contou com a participação de cinco agentes do grupamento.
A atividade foi coordenada pela bióloga Gabriela Souza e pela veterinária, Isadora Favreto. Ambas atuam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do zoo.
Reinserção
No início de outubro, o GDA auxiliou uma equipe do Zoológico Municipal de Canoas na soltura de uma coruja da mesma espécie, que também havia sido resgatada no município. Depois do processo de reabilitação ela foi solta na Base Ecológica do Rio Velho, bairro Vicentina.