OSPA Jovem faz concerto gratuito neste domingo (26)
A OSPA Jovem, orquestra formada por alunos da Escola de Música da OSPA, prepara um grande concerto aberto ao público neste domingo, 27 de novembro. Sob a batuta do compositor e regente Arthur Barbosa, os estudantes interpretam desde sucessos universais da música até uma peça inédita brasileira. O conjunto sobe ao palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA às 17h. A entrada é livre, sem necessidade de reservar ingressos.
A OSPA Jovem é um dos grupos orquestrais da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Para ingressar no conjunto, é necessário ser aluno da Escola ou participar de uma rigorosa seleção realizada por meio de editais. Ao longo do ano, a orquestra se reúne para ensaios semanais na Casa da OSPA, e o concerto é o momento de levar ao público esse trabalho.
O regente Arthur Barbosa resume a ideia por trás do repertório que será apresentado: “O último concerto da temporada da OSPA Jovem em 2022 traz diversas obras cuja temática principal são danças de diversas partes do mundo e épocas da história da música, em sua maioria dentro de suítes, que em essência são coletâneas destas diferentes danças”.
O concerto conta com peças célebres do repertório da música de concerto: “Abertura Coriolano”, de Ludwig Van Beethoven, seguida por dois movimentos da suíte “O Lago dos Cisnes”, o famoso balé de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e também “Petite Suite”, do francês Claude Debussy.
Do repertório contemporâneo, os alunos executam “Suíte Caribe”, do compositor e regente da OSPA Jovem, Arthur Barbosa – uma coletânea de cinco danças originárias dos países do Caribe que foi estreada em agosto de 2022, regida pelo próprio compositor, em várias cidades da França.
E, por fim, uma obra escrita especialmente para a OSPA Jovem por Diego Faskner Silveira, professor de percussão da Escola de Música da OSPA. “Será uma estreia mundial, é um compilado de vários motivos musicais conhecidos no qual o compositor faz uma inteligente ‘colcha de retalhos'”, explica Barbosa.