Rogério Daniel da Silva é reconduzido à presidência do CONSEPRO de São Leopoldo
CONSEPRO de São Leopoldo elege nova diretoria
Nesta segunda-feira, 28, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de São Leopoldo alegou por aclamação a diretoria para a gestão 2023/2024. O ato ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada no Auditório 1 da ACIST-SL, que também apresentou a prestação de contas de 2021/2022.
O empresário Rogério Daniel da Silva foi reconduzido à presidência. “Agradeço a confiança, mas acima de tudo, agradeço a integração entre os organismos de segurança. É graças a estas parcerias que os números negativos do nosso município vêm reduzindo”, salientou. Ele reconhece que há muito a fazer e para isto, serão desenvolvidos projetos para a captação de novos recursos para apoiar ainda mais as demandas solicitadas.
O delegado da Regional Eduardo Hartz, em nome dos órgãos públicos que prestigiaram a Assembleia, agradeceu pelo empenho do CONSEPRO e dos seus voluntários, “Nada hoje é tão valioso como o tempo e vocês destinam parte dele para nos auxiliar em vários momentos. Nosso reconhecimento e gratidão”. Ele acrescentou que nestes quatros anos em que está atuando na região, sempre teve o Conselho como um parceiro da sociedade civil que vem concretizando ações que o poder público não consegue por uma série de fatores. “Como morador, sou testemunha de que as pessoas se sentem mais seguras na cidade e isto significa muito para nós, servidores que somos”, reforça.
Diretoria:
- Presidente: Rogério Daniel da Silva
- Vice-presidente: Davi Dalcin
- 1ª secretária: Rejane Osinski
- 2º secretário: Luis Fernando Farias dos Santos
- 1º tesoureiro: Clóvis Perraro
- 2º tesoureiro: André Defferrari
Conselho Fiscal:
- Titulares: Sérgio Dienstmann, Filipe Dias Schuck e Odenir de Zorzi
- Suplentes: José Nilo Correa, Antônio Marcos de Oliveira e Muniz Couto de Castro.
Participaram da Assembleia, que foi presidida por Claudio Garcez, assessor do Sindimental e secretariada por Maiara Fangueiro, gerente executiva da ACIST-SL, representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
Prestação de contas
A Assembleia Geral também aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2021/2022. De janeiro a outubro deste ano, o CONSEPRO arrecadou R$49,9 mil. Em contrapartida, contabilizou despesas na ordem de R$50,6 mil no mesmo período. “Tem sido uma constante encerrarmos no negativo. Esta é uma realidade que desejamos mudar em 2023. Faremos projetos para obtenção de recursos em frentes como Ministério Público, dentre outras”, ressalta.
Sobre o CONSEPRO
O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de São Leopoldo foi criado em outubro de 1980 e tem como objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança, principalmente a Polícia Civil e a Brigada Militar.
Sua diretoria é constituída por voluntários, representantes de entidades de classe, comunitárias e empresariais do município, para mandato de dois anos.
O CONSEPRO atua como órgão incentivador do bom relacionamento entre a comunidade, seus atores e as autoridades locais. Adquire e repassa aos órgãos de segurança, materiais, equipamentos e serviços, além de promover cursos e treinamentos que visem a melhoria dos serviços prestados pelos órgãos de segurança aos munícipes.
Todos os recursos arrecadados são devolvidos à comunidade na forma de materiais, equipamentos ou serviços, demandados principalmente pela Brigada Militar e pela Polícia Civil.
Embora a Segurança Pública seja uma responsabilidade do Estado, a atuação do CONSEPRO visa agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança. Por se tratar de uma entidade local, com estrutura enxuta e agilidade burocrática, principalmente os processos de aquisição são mais eficientes.
Por último, e de relevante importância, o CONSEPRO tem a função de ouvir a comunidade, e levar os anseios dos munícipes aos órgãos de segurança.