Sábado é dia de oficina de música no Instituto de Leitura Quindim
“No Ritmo da Música: a música como terapia na linguagem pedagógica” discutirá sobre a importância do som para o aprendizado, das atividades diárias, meditação entre outras pautas, com aula prática
O Instituto de Leitura Quindim recebe a oficina “No Ritmo da Música: a música como terapia na linguagem pedagógica” ministrada pelos professores Arthur Randon, Elisabete Nora e Roberto Niederauer, neste sábado (03/12), das 14h às 17h. As aulas são destinadas para professores, arte-educadores, músicos, entre outros apaixonados por ritmos. O investimento é de R$ 100 por pessoa. Interessados já podem fazer as inscrições diretamente no site www.lojaquindim.com/cursos.
Professores enfrentam diariamente a necessidade de incentivar alunos trazendo conteúdos e habilidades específicas para a formação e concomitantemente, realizando trocas de experiências com a realidade da qual o aluno está inserido. Incentivar um aluno pós pandemia, em que um número expressivo, demonstrou fobia social para o retorno, ou mesmo, a falta de interesse em frequentar a escola, trouxe uma demanda ainda maior para a gestão escolar na realização da busca ativa, para que o índice de absenteísmo diminuísse.
A BNCC aponta que um dos campos de experiências é por meio dos traços, sons, cores e formas, que possibilitam as crianças experimentarem diversas atividades relacionadas ao meio cultural, participando de rodas de música, teatro, audição de poesias, entre outras atividades para fomentar a criatividade e aprimorar a linguagem, da qual muitas vezes ainda está em construção.
A oficina abordará como a música é importante para as atividades diárias e criação de uma rotina, auxiliará no entendimento de novas harmonias (ritmos, notas, vibração em Hz e acordes), uso da música para a criação de memórias afetivas e a criação de set-lists variados. Haverá também um entendimento da importância da meditação para as atividades desde a educação infantil, com tipos de sons e instrumentos variados, além de exemplos de como o professor pode aplicar a prática em sala de aula com os alunos.
Perguntas como podemos diminuir o ritmo frenético do cotidiano através dos sons? Como as redes sociais e as músicas interferem em nossa vida? A música e a meditação podem interferir no processo de ensino/aprendizagem garantindo intencionalidade educativa? O que os instrumentos e técnicas de meditação fazem em nosso corpo? Estes são alguns dos questionamentos problematizados no encontro.
Sobre os professores:
Roberto Niederauer é compositor, guitarrista e vocalista. Já́ fez parte de vários grupos musicais da região, atuando também como músico convidado em shows e gravações de outros artistas.
Elisabete Sebastian Nora é professora da rede municipal de ensino (habilitação – magistério). Possui licenciatura plena em pedagogia e especialização em educação especial. Possui cursos voltados ao ensino da educação infantil e series iniciais. Formação para atuar no projeto mais alfabetização e docência compartilhada. Participou da restruturação curricular da rede municipal de ensino – Base Nacional Comum curricular promovido pela secretaria municipal de educação de Caxias do Sul.
Arthur Randon é músico e terapeuta do som. Após várias tentativas frustrantes no mundo corporativo, com 29 anos, aliou o trabalho com a paixão pela música. Atualmente segue um projeto artístico (como compositor) e na terapia dos sons como terapeuta (SoundHealing). Também é apaixonado pela terapia dos sons, pois descobriu que é possível ter um sentido muito mais profundo para os sons: tratar o corpo, mente e espírito.