Parte da tarde deste sábado (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi marcada pela cerimônia de descerramento da placa de denominação de Vereador Sidnei Matias Fagundes à praça do Trapiche do Laranjal. Políticos, lideranças, familiares e amigos do ex-parlamentar, falecido em fevereiro deste ano, reuniram-se junto à área de recreação, descanso e lazer para prestar a homenagem.
A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz somaram-se às manifestações de reconhecimento e gratidão aos exemplos deixados por Sid, como era conhecido.
“Sid marcou a vida de muita gente e, por isso, entendemos a tristeza que fica. Mas, sua vida não foi em vão. Ele deixou marcas e frutos das sementes que plantou. Dedicou-se à luta pela inclusão, pelo respeito às diferenças, por uma cidade mais justa e igualitária. Seu exército da paz e do bem continua aqui e não vai deixar de seguir seu legado.
O próprio Paço Municipal, sede da Prefeitura, complementou o sistema de acessibilidade pós-eleição de Sid. Ele promoveu a transformação e isso é marca de sua trajetória”, afirmou a prefeita Paula, associando o Poder Executivo à homenagem de iniciativa do Legislativo.
Origem da homenagem
A denominação da praça do Trapiche de Praça Vereador Sidnei Matias Fagundes atende ao Decreto Legislativo 777/2022, cujo projeto é de autoria do vereador Cristiano Silva (União Brasil), assinado pela totalidade da composição da Câmara – 21 parlamentares.
Sidnei Fagundes, petista, antes de se eleger vereador, foi assessor, por longo período, dos políticos Fernando e Miriam Marroni. Presentes na cerimônia de denominação da praça, o deputado estadual e a vereadora destacaram lembranças, saudades e a amizade que os uniu. A viúva Carolina Fagundes, emocionada, citou algumas passagens.
O vereador Cristiano Silva reportou-se à emoção durante a homenagem à memória de seu amigo Sid, que era deficiente físico, justamente no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, classificando-o, entre outras qualidades, como grande articulador. “Há pessoas que são como cometas e passam; Sid é como uma estrela”, afirmou, deixando implícito que perpetuará.
Estiveram presentes, também, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e Marisa Schwarzer (PSB), além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Domingues Ribeiro, o coordenador-geral do Conselho Municipal da Saúde, César Lima, representantes das instituições Louis Braille, Cerenepe e Apae, e os ex-assessores do vereador Sid, Luiz Guilherme Belletti, Brandina Oliveira e Rodemar Ávila da Veiga. Belletti e Rodemar, atualmente, assessoram a vereadora Carla Cassais (PT).