Rio Grande do Sul

Encantado quer ser o primeiro município laboratório do Pacto pela Educação

O município de Encantado apresentou nesta sexta-feira (02) a sua proposta à Integrante do Grupo Estratégico do Pacto pela Educação, Mônica Timm, para constituir um laboratório de práticas educadoras inovadoras junto ao movimento. A reunião aconteceu nas salas de aula do smart Campus Atitus, do Instituto Caldeira, e Encantado foi representada pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande. Márcia Terres, Eduardo Capellari e Richard Lucht, conselheiros do Pacto, além de Gabriela Tebaldi da Costa, Coordenadora da Educação de Encantado, Arilene Telöcken, Coordenadora do Ensino Fundamental de Encantado, e Rafael Korman, Consultor, também acompanharam o encontro.

Através da proposta, a prefeitura de Encantado salienta as suas ambições em consolidar o município como uma das principais referências nacionais em qualidade na educação. Com o apoio da Govtech Wise Innovation, em menos de um ano a prefeitura integralizou 50% da sua rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras, implantou dois laboratórios makers de última geração, formou todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas por evidências, promoveu as primeiras contratações inovadoras através do Marco Legal das startups e iniciou a transformação digital completa dos serviços educacionais.

Segundo Mônica Timm, a proposta de Encantado tem todos componentes para ser aceita principalmente por provar que possui um visão sistêmica da educação, orientada por resultados, com a consciência de que são necessárias integrações e fases para cada processo. “É uma grata surpresa conhecer o projeto de Encantado e ver que está sendo feito por pessoas capacitadas. A secretaria municipal está engajada e tem um propósito de alto nível, com um planejamento estratégico que poderá inspirar todo o país, em especial pela visão sistêmica com a qual encaram a educação”, destacou.

A reunião também definiu as ações prioritárias da educação para 2023 em Encantado. Todos os projetos já realizados no município em 2022, que contaram com a articulação da Wise, serão anexados à Carta de Adesão para o Pacto pela Educação. Entre previsões para o próximo ano, estão a implementação de um centro de inovação focado em gerar talentos e formar professores, além do diagnóstico para a transformação arquitetônica de todas as escolas.

A Secretária Stefanie Casagrande salientou que a educação é, de fato, a prioridade em Encantado. “Essa será a nossa plataforma para o desenvolvimento sustentável. A adesão ao Pacto vai consolidar todas as ações que já estão sendo realizadas e potencializar ainda mais a integração de agentes capazes de trazer mais ideias e realizações para que Encantado seja um exemplo no Brasil”, explicou ela.

O CEO da Wise, Paulo Renato Ardenghi, ressaltou que o trabalho em Encantado está consolidando um ecossistema de aprendizagem em que a educação integra todos os níveis, do público ao privado, do infantil ao fundamental, médio, técnico e superior. “A educação será o norteador do desenvolvimento da cidade, assim como já vem sendo realizado, e a participação no Pacto concretizará esse objetivo”, disse o CEO.

Projeto Cidade do Futuro

Desde 2021, a Prefeitura Municipal de Encantado concebeu e está implementando o mais ousado projeto de inovação para a educação do sul do Brasil. Com investimento previsto de 12 milhões de reais, o programa engloba 10 componentes: Escola de professores, reformas e paisagismo de todas escolas, proposta pedagógica inovadora, educação integral, laboratório de dados, plataformas digitais, gestão de pessoas inteligente, educação inclusiva, diretores gestores e transformação digital, que estruturam mais de 50 ações. A Wise Innovation participa desde o início apoiando o desenho da estratégia e implementação do Programa.

Via
Tatiane Mizetti
Fonte
Reverso Comunicação Integrada
Botão Voltar ao topo