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Centro de Serviços Compartilhados está se consolidando como um modelo de gestão nas pequenas e médias empresas

Pesquisa aponta que modelos de CSC 's devem crescer cerca de 123 bilhões de dólares até 2026, totalizando mais de 17% no mercado mundial.

O mercado mundial de Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) deve crescer cerca de US$ 123 bilhões até 2026. A taxa de crescimento anual é estimada em 17.77%, de acordo com os dados do relatório do Reportlinker. Este aumento reflete uma tendência: os CSCs estão se consolidando como um modelo de gestão no mercado, inclusive nas pequenas e médias empresas.

Irene Silva, CEO da Ellevo, empresa desenvolvedora de softwares como o Ellevo Next, solução alinhada às demandas dos Centros de Serviços Compartilhados, explica que esse modelo tem como proposta unificar o formato de atendimento das demandas e dar aos profissionais de diversas áreas agilidade e mais tempo para atuar em ações estratégicas ligadas ao crescimento da empresa. “Consequentemente, isso permite uma redução de custos, tempo e maior foco nas demandas, além de permitir acompanhar o desenvolvimento das atividades dos colaboradores, com acesso seguro, rápido e fácil a informações estratégicas ou dados gerais do negócio”, explica.

“Um Centro de Serviços Compartilhados integra as várias áreas de uma empresa, como os departamentos financeiro, tecnologia da informação, recursos humanos, marketing, financeiro e entre outros. O modelo é considerado uma importante ferramenta estratégica, pois permite um aumento contínuo de eficiência e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. E a automação, implantada de forma correta, planejada e bem alinhada ao processo torna-se um diferencial estratégico para o negócio”, avalia Irene.

A especialista ainda explica que esses centros têm como propósito aumentar o desempenho da empresa, elevar a produtividade, economizar recursos e reduzir número de riscos e falhas internas. “E, como consequência, aumenta a rentabilidade e acelera o crescimento dos negócios. É criada uma nova cultura empresarial, em que existe uma mudança benéfica, com melhora na comunicação e mais transparência”, revela Irene.

Pequenos e médios negócios também devem apostar em CSC

A utilização de CSC cresce disparadamente no Brasil. Já era uma tendência no país, acelerada pela adoção cada vez maior de tecnologias, e que se intensificou nos últimos dois anos.

A última edição do Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Serviços Compartilhados, da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), retrata com otimismo o cenário dos CSCs no país. Das 200 empresas analisadas, 97% possuem um CSC. Destas, 81% criaram uma área de melhoria contínua.

De acordo com a CEO, estes centros também trazem muitos benefícios a empresas de pequeno e médio porte, um deles é a economia. “Não existe a necessidade de criação de uma área física para implantar um CSC, é utilizado espaço na nuvem para armazenamento de dados e isso facilita muito a rotina das empresas pois necessitam apenas de internet para gerenciar tudo em apenas um clique. Como o mercado está cada vez mais competitivo, as empresas precisam se atualizar em tecnologia, possuir serviços otimizados e que não prejudicam a entrega final do serviço ou produto”, alerta.

Atualmente existem softwares que auxiliam no bom desenvolvimento de uma central de serviços compartilhados. Exemplo disso é o Ellevo Next, que está crescendo constantemente no mercado e funciona em modo Saas, ou seja, como se fosse uma assinatura mensal ou anual.

Irene explica que o sistema reúne soluções para help desk e service desk permitindo a automação dos processos, facilitando o atendimento ao cliente interno e externo, o que contribui para melhoria contínua das rotinas da empresa e a automatização total das atividades. “O sistema possibilita que sejam realizados atendimentos por vários canais, com a integração dos processos. É possível obter métricas e relatórios sobre o desempenho da equipe e do relacionamento com os clientes. Essas informações são reunidas em um dashboard, que é um painel visual com informações, métricas e indicadores da empresa. São dados importantes que ajudarão nas tomadas de decisões”, conta Irene.

Sobre a Ellevo

Presente em 22 países, a Ellevo possui uma central de negócios em Balneário Camboriú (SC), atendimento online em todo o Brasil e América do Sul e tem em sua cartela clientes como Sotreq, Renault, Supermercado Lopes, entre outros. No total, mais de 500 empresas já foram beneficiadas com suas soluções.

Via
Nathália Heidorn
Fonte
Presse Comunicação
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