Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre é recebido na UCS
Em agenda em Caxias do Sul nesta segunda-feira (12), o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, participou de encontro na Universidade de Caxias do Sul no turno da tarde. A visita diplomática oportunizou o diálogo e o fortalecimento da relação entre a entidade e as mantidas da Fundação Universidade de Caxias do Sul.
Imigração italiana
Na UCS, além da reunião na Sala dos Conselhos, no Bloco A, os integrantes da comitiva puderam conferir uma mostra articulada para a visita, com elementos da cultura da imigração italiana no RS, entre publicações, registros e imagens. Na sequência, visitaram a UCSGRAPHENE, onde foram apresentados a processos, tecnologia e produtos.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, compartilhou informações sobre as mantidas, com destaque para a atuação comunitária da UCS e do Hospital Geral. “Com raízes lançadas na Serra Gaúcha, a Fundação alcança aproximadamente 70 municípios”.
Escola de Gastronomia
O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, elencou alguns pontos da interlocução que já é estabelecida com a UCS, a exemplo das ações conectadas à Escola de Gastronomia, de projetos em desenvolvimento no âmbito dos 150 anos da imigração italiana no RS e, também, no âmbito do grafeno.
“Para mim, estar aqui é lógico e natural”, afirmou, enfatizando a importância da escuta de propostas para aprimorar as interações científicas. “Poderemos fazer sempre mais”, afirmou.
Caruso, que ingressou na função em agosto de 2022, é diplomata de carreira desde 2018, já tendo atuado como chefe adjunto da secretaria do vice-ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e, ainda, junto à direção geral para os Recursos Humanos e Inovação.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, relembrou a dedicação acadêmica relacionada à pauta da imigração italiana, com pesquisas que se iniciaram na Universidade ainda em 1974, os diversos livros publicados sobre o tema, que levam a assinatura Itália-Brasil-UCS, bem como os acordos, no âmbito de cooperação internacional, com instituições italianas. “Temos muito a falar sobre intercâmbio cultural e intercâmbio científico-tecnológico”, incentivou, desejoso de promover cada vez mais os laços estabelecidos.
O cônsul honorário em Caxias do Sul, Gelson Castellan, destacou as trocas estabelecidas com FUCS e UCS, e a atuação no sentido de auxiliar o consulado no relacionamento com instituições e empresas. “A relação antiga com a UCS e a confiança que se encontra aqui não têm preço”, pontuou.
Também integraram a comitiva a secretária do cônsul-geral, Loy Demari, a assessora do vice-consulado em Caxias do Sul, Karin Grazziotin, e o diretor executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC Caxias, Gelson Dalberto. A receptiva ainda contou com outras autoridades da FUCS e de suas mantidas.