NotíciasPorto AlegreVariedades

Helena Martins-Costa debate a exposição ‘Desvio’ em cartaz no V744atelier, em Porto Alegre

Mediada pelo crítico Alexandre Santos, o encontro ocorre no no dia 17 e versará sobre imagens criadas pela artista a partir de retratos antigos de pessoas anônimas

O espaço expositivo V744atelier promove no próximo sábado, dia 17 de dezembro, às 17h, uma conversa entre a artista plástica Helena Martins-Costa e o crítico, historiador de arte e professor de História da Arte (IA-Ufrgs), Alexandre Santos, autor do texto expositivo. O encontro, aberto ao público, irá propor reflexões sobre a exposição DESVIO/PROVAS, em cartaz na Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre, até o dia 14 de fevereiro próximo (com recesso do dia 20/12/22 até 10/02/23), de quartas a sextas das 14h às 17h. A entrada é franca. Mais informações no Serviço.

DESVIO/PROVAS apresenta 16 imagens que integram um dos projetos vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2014 do Instituto Moreira Salles, no qual Helena Martins-Costa se apropria de retratos antigos de pessoas anônimas, coletados em leilões, sebos e feiras de antiguidades, os quais têm em comum uma distorção de perspectiva, causada involuntariamente pela inclinação da câmera fotográfica.

– Minha pesquisa é sobre a imagem fotográfica, a partir da qual procuro revelar os diversos níveis de estruturação das imagens, desde as construções simbólicas, ligadas as convenções da pose, até as matemáticas, evidentes na distorção de perspectiva resultante do ângulo da captação. Busco olhar no retrato fotográfico, a imagem para além da fotografia, explica Helena Martins-Costa. – A fotografia não é inocente; é a combinação de um dado do real e daquilo que eu quero construir a partir deste dado do real, complementa. O título da exposição, Desvio, sugere a distorção da perspectiva linear, desvio na intenção da fotografia de se colocar de forma eterna na foto. São Imagens na escala humana para questionar o corpo dentro do espaço da foto, e o espectador dentro do espaço expositivo.

Para esse ensaio, Helena selecionou retratos que têm em comum um “erro”, uma distorção de da perspectiva causada pela inclinação involuntária da câmera fotográfica que desestabiliza sutilmente a composição, causando um estranhamento – possivelmente o que fez com que esses retratos fossem descartados. – O sujeito retratado se posiciona frontalmente e ereto para a câmera fotográfica, mas devido a essa distorção da perspectiva aparecerá inclinado como se estivesse tombando, criando uma sensação de vertigem, explica a artista.

Esses retratos, encontrados separadamente, quando reunidos formam uma série em que a distorção, antes considerada um erro, provoca questionamentos a respeito das regras e convenções estéticas do retrato. Para realçar ainda mais os efeitos do desvio, os pequenos retratos foram manipulados em sua escala e reimpressos, formando um conjunto homogêneo, sem interferência nas cores naturais e nas marcas da passagem do tempo dos originais.

A exposição pode ser visitada de 05 de novembro próximo até 09 de fevereiro de 2023, de quartas a sextas das 14h às 17h. Haverá recesso no período de 20 de dezembro até 14 de janeiro de 2013.

Sobre a artista

Helena Martins-Costa (Porto Alegre/RS – 1969) é artista visual, bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP. Em seu trabalho, resgata imagens rejeitadas que sobreviveram ao desaparecimento e, através de um processo de arqueologia fotográfica, identifica tipologias. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior. Teve obras adquiridas para os acervos do MAM-SP e MAM-RJ, fundação Vera Chaves Barcellos, entre outros. Vive e trabalha em São Paulo/SP.

Sobre o mediador

Alexandre Santos é docente de História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, nos cursos de Artes Visuais e Bacharelado em História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, onde orienta mestrado e doutorado. Suas pesquisas privilegiam temas ligados às intersecções entre a fotografia e a arte moderna e contemporânea. Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq Deslocamentos da Fotografia na Arte. Com vários livro publicados, realizou estudos sobre os seus temas de pesquisa no Exterior durante pós-doutorado na Itália, junto à Universidade de Bolonha, em 2017/2018, sob a supervisão do professor Claudio Marra.

Sobre o V744atelier

Idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, o V744atelier é um local para criar e expor arte contemporânea. Abriga exposições de artistas convidados, mas também aceita propostas de criadores que estejam desenvolvendo sua pesquisa e produção em todas as linguagens na arte contemporânea. Inaugurado em 18 de setembro de 2021, com a exposição “ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, de Sonaglio, o Atelier já sediou a exposição “Paisagem sem Volta”, de André Venzon e Igor Sperotto (19/12/21 a 25/02/22), “Beabá”, de Maria Paula Recena e Marcos Sari (12/03/22 a 28/04/22), “C+asa”, de Marcelo Silveira (14/05 a 22/07/22) e “Tripadeiras”, de Téti Waldraff, que marcou a comemoração de um ano de atuação do espaço expositivo. Desvio/Provas, de Helena Martins-Costa é a sexta mostra.

Rede social da artista:
https://www.instagram.com/nega_angela_/
https://www.facebook.com/cristinasantos.santos.549

SERVIÇO:

  • O Quê: DESVIO/PROVAS. Conversa com artista plástica Helena Martins-Costa com mediação do crítico, historiador de arte e professor de História da Arte (IA-Ufrgs), Alexandre Santos.
  • Onde: V744 Atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre-RS
  • Quando: Dia 17 de dezembro de 2022, sábado, às 17h.
  • Quanto: Entrada franca
  • Recomendação etária: 12 anos
    Recomenda-se o uso de máscara e álcool em gel à disposição.
Fonte
Silvia Abreu – Consultoria Integrada de Marketing
Botão Voltar ao topo