Um grupo de onze jovens pelotenses participaram da etapa final do DUXtec – Rede de Inovação Social. Durante o evento, ocorreu a apresentação das ideias desenvolvidas ao longo do programa e captação de recursos de patrocinadores. Pelotas teve 60% de aprovação com as startups Edfin, Facili.t e forZ , o que fez com que o município tivesse o melhor desempenho, em relação a Porto Alegre e Santa Maria. O evento aconteceu sábado (10), em Porto Alegre.
O programa é uma iniciativa de prevenção à violência, por meio da qualificação empreendedora destinada a jovens em situação de vulnerabilidade da Fundação Gerações, da qual a Prefeitura é parceira através do Pacto Pelotas pela Paz, com coordenação local da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.
É fomentado o empreendedorismo de impacto social, voltado para jovens de comunidades e regiões periféricas, para desenvolver competências socioemocionais, cidadãs, empreendedoras e técnicas, além da inovação social.
Pelotas passou para a fase 4 com cinco projetos e 19 jovens envolvidos. A última fase teve início em setembro, com as três startups – Edfin, Facilité e For Z -, ao lado de outras seis iniciativas de Porto Alegre e Santa Maria. Juntas, as cidades desenvolveram negócios com o apoio do Farol Hub Social, para criar soluções.
“Nesta fase 5, os onze jovens de Pelotas foram a Porto Alegre apresentar os três projetos para possíveis investidores. A ideia é que se transformem os negócios e eles, de fato, saiam do papel”, detalhou a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. A partir do evento, foi desenvolvida a Vitrine DUXtec, uma página para expor as criações a fim de dar visibilidade e conectar com possíveis parceiros e investidores.
As ideias criadas pelos jovens pelotenses
– Edfin: plataforma e educação financeira gamificada com o intuito de transformar a vida daqueles que não conseguem aprender finanças da maneira tradicional, sob o lema “Quebre no jogo para não quebrar na vida real”.
– Facili.t: plataforma de e-commerce para trazer visibilidade para comerciantes dos bairros e valorizar a economia local.
– forZ: clube de assinaturas de marketing e design que fornece materiais exclusivos e uma rede de apoio para mulheres empreendedoras.