Regularização de imóveis em Caxias elimina entraves e aumenta emissão de alvarás em 25%
Em 2022, a Secretaria Municipal de Urbanismo emitiu 7.658 documentos ante 6.468 lançados no ano anterior
Após 530 tipos de negócios serem liberados por meio da viabilidade e licenciamento automáticos para atividades de baixo risco, desde abril de 2022, pela Prefeitura de Caxias do Sul, o número de alvarás emitidos ao longo do ano cresceu 25%. No exercício passado, a Secretaria do Urbanismo (SMU) emitiu 7.658 documentos ante 6.468 expedidos em 2021.
Conforme o secretário João Uez, o crescimento é reflexo da adoção de medidas para agilizar o atendimento e diminuir a burocracia para abertura de novos negócios proposto pela Lei de Liberdade Econômica. “A partir de um esforço conjunto de servidores, o Município eliminou um gargalo histórico e tornou a abertura dos empreendimentos cerca de sete dias mais ágil. Isso só se tornou possível graças à dedicação dos servidores aguerridos que, diariamente, buscam formas para dar mais celeridade ao processo e, com isso, atrair à formalidade novos empreendedores”, explica.
Segundo o titular da pasta, ainda há muito a fazer, mas os passos que foram dados já estão surtindo os efeitos esperados. “O ambiente criado pela SMU para facilitar a obtenção dos alvarás e os serviços prestados para facilitar a vida de quem deseja empreender no Município é um dos grandes motivos para o crescimento desses números. Isso mostra que o trabalho em execução tem contribuído para os resultados positivos que estamos colhendo”, destaca