Risco de fechar é maior para pequenas e médias empresas
Pesquisas indicam que pequenas e médias empresas têm a maior probabilidade de fechar as portas. Uma saída para se manter no mercado é se tornar uma organização competitiva, e para isso, apostar em ferramentas de gestão é uma das principais saídas.
Hoje, no Brasil, 99% das empresas existentes são categorizadas como pequenas e médias. Estas também são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), além de gerarem 62% dos empregos de carteira assinada. As PMEs têm uma grande representatividade na economia nacional, mas enfrentam grandes desafios para manter as portas abertas.
De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 21,3% das empresas fundadas em 2011 continuavam em funcionamento em 2020.
Neste mesmo ano, a taxa de sobrevivência de empresas com cinco anos de existência foi de 40,7%. Outro aspecto detectado pela pesquisa é de que empresas de menor porte, com número pequeno de empregados, têm menor probabilidade de sobreviver.
Épocas de crises econômicas são um verdadeiro desafio, exemplo disso, foi a pandemia causada pelo Coronavírus. Uma pesquisa realizada pela empresa de logística UPS, entre os anos de 2021 e 2022, apontou quais foram os quatro maiores desafios das PMEs, em relação à pandemia, sendo atrair clientes (81%), diminuição do fluxo de caixa (75%), ruptura da cadeia de abastecimento (66%) e o aumento da necessidade de oferecer novos produtos e/ou serviços (66%).
Mas afinal, como evitar fechar as portas?
De acordo com Irene Silva, Irene Silva, CEO da Ellevo, empresa desenvolvedora de softwares, para uma empresa continuar forte e se tornar referência de mercado, é preciso ter como foco planejamento estratégico, monitoramento e ajuste do crescimento da organização, produtos e serviços.
“Para sobreviver e crescer no mercado, as pequenas e médias empresas precisam apostar em ferramentas de gestão. Esses softwares dão total suporte ao profissional, facilitando a tomada de decisão e definindo as próximas ações. Estas ferramentas trazem inúmeras vantagens como a melhoria das estratégias de crescimento no mercado e também no dia a dia, além de centralizar todas as informações da empresa em um só lugar, evitando perda de documentos e dados, retrabalho e consequentemente, dinheiro”, destaca Irene.
Aposte em ferramentas SaaS
Muitas destas ferramentas permitem extrair indicadores de desempenho, importantes dados para aferir o crescimento e apontar investimentos, uma importante ferramenta para pequenos e médios porte de empresas. Exemplo disso é a Ellevo que além de atender grandes multimarcas, vem focando nos pequenos e médios negócios através de softwares em SaaS.
Duas plataformas desenvolvidas pela Ellevo auxiliam na gestão, o Ellevo Next que reúne soluções para help desk e service desk, permitindo a automação dos processos, facilitando o atendimento ao cliente interno e externo, além de contribuir constantemente para melhoria das rotinas da empresa, automatizando todas as atividades internas. “O sistema possibilita que sejam realizados atendimentos por vários canais, com a integração dos processos”, explica Irene.
O segundo software é a Plataforma Ellevo, que é robusta e cheia de funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos, help desk, service desk e Centro de Serviços Compartilhados.
Sobre a Ellevo
Presente em 22 países, a Ellevo possui uma central de negócios em Balneário Camboriú (SC), atendimento online em todo o Brasil e América do Sul e tem em sua cartela clientes como Sotreq, Renault, Supermercado Lopes, entre outros. No total, mais de 500 empresas já foram beneficiadas com suas soluções.