OSPA traz obras de Louise Farrenc e Tchaikovsky neste sábado (25)
Dois grandes compositores do século XIX estão no próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, neste sábado (25) às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA. De um lado, o nome consagrado do russo Piotr I. Tchaikovsky; de outro, uma compositora que está sendo redescoberta, Louise Farrenc.
A paulista Natália Larangeira estreia como regente convidada da Orquestra e o violinista brasileiro radicado na Alemanha Gustavo Surgik volta a se juntar à Sinfônica após três décadas. Às 16h, o repertório é tema da palestra Notas de Concerto, com o flautista Leonardo Winter.
Natália Larangeira vem trilhando uma carreira promissora que incluiu o cobiçado cargo de regente assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón. Em sua estreia à frente da OSPA, a maestrina vai reger duas peças do período romântico, com melodias facilmente reconhecíveis.
Natália, que é mestranda no Curso de Música da UNICAMP, dedica-se à pesquisa e ao resgate histórico de obras escritas por mulheres. Ela comenta a escolha de interpretar Louise Farrenc:
Baseada em Paris, Louise Farrenc (1804 – 1875) atuou também como professora, escritora e proprietária de uma editora de partituras junto com o marido. Das três sinfonias compostas por Louise, a OSPA executa a terceira. Datada de 1847, é uma obra enérgica, permeada por contrastes.
Na segunda parte do concerto, a OSPA recebe o solista Gustavo Surgik para a execução de “Concerto para Violino, Op. 35”, composto em 1878 por Piotr I. Tchaikovsky (1840 – 1893). Trata-se de um dos grandes concertos escritos para o instrumento, sugerido pelo próprio Gustavo para o programa deste sábado.
Concerto da Série Casa da OSPA – Farrenc & Tchaikovsky
- SÁBADO, 25 DE MARÇO DE 2023
- Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Leonardo L. Winter.
- Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
- Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
- Bilheteria: via Sympla ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.
- Estacionamento: gratuito, no local.
- Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
- Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube.