Na terça-feira (5), alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Paulo VI em Canoas tiveram a oportunidade de participar de uma atividade de educação financeira com profissionais do Procon de Canoas. Durante a ação, os estudantes e palestrantes realizaram um bate-papo descontraído sobre o tema, com dinâmicas que permitiam aos alunos interagir, refletir e vivenciar na prática situações financeiras do dia a dia.
Essa atividade é importante para ajudar os alunos a desenvolver habilidades financeiras e aprender a gerenciar suas finanças de maneira responsável. Através de atividades práticas e discussões, os alunos puderam aprender sobre orçamento, renda e como tomar decisões financeiras conscientes.
De acordo com a professora da turma, Lia Mara Scheffer, o projeto é de grande ajuda para os estudantes. “Este trabalho nas escolas nos possibilita educar financeiramente os futuros consumidores, com noções básicas de orçamento e renda. Esperamos que esse projeto ajude a formar novos consumidores conscientes sobre suas próprias finanças”.
O trabalho de educação financeira é realizado pelo Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) Educação. Este projeto foi elaborado como uma medida preventiva para ajudar a população a evitar o superendividamento e a gerenciar suas finanças de maneira responsável.
Através de atividades dinâmicas e simulações de situações financeiras do dia a dia, o NAS Educação busca ensinar noções básicas de orçamento e renda e ajudar as pessoas a tomar decisões financeiras conscientes. O objetivo é levar educação financeira de maneira acessível à população e ajudar a formar consumidores conscientes sobre suas próprias finanças.