Cidades do RSEmpregoNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Pelotas Parque Tecnológico recebe visita da Secretária da Seidape-RS

Na tarde desta quinta-feira (14), a Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Seidape-RS), Lisiane Lemos, visitou o Pelotas Parque Tecnológico. Durante a visita ao ecossistema, a diretoria executiva, diretoria técnico-científica, conselho de administração do Tecnosul (Consad), universidades e empresas residentes do local apresentaram os avanços e desenvolvimentos de projetos realizados nos últimos anos à titular da pasta, incluindo iniciativas como a Ciclovia da Inovação, o Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia, o Criar-Lab e o Parque Sustentável, entre outros.

Além de participar de uma reunião com os membros do parque tecnológico, Lisiane também fez um breve tour pelo espaço. Durante a visita, ela passou pelo Memorial Eládio Dieste, Senatec da Faculdade Senac Pelotas, incubadoras Conectar da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Ciemsul da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além de visitar a futura Incubadora Hélice do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o Coworking Co.place, a empresa Studio Sigales e o laboratório Criar-Lab.

Foto: Divulgação

“Visitar o Pelotas Parque Tecnológico me trouxe muito do que tem sido o meu norte no governo nesses primeiros 60 dias, que é o fato de que tem muita coisa incrível acontecendo que eu ainda não sei. Então acho que tenho essa missão de comunicar. Várias ideias que vimos aqui tem tudo a ver com a secretaria, então é muito sobre como a gente traz cadência, como podemos priorizar e contar para os outros essa história, realmente fazer com que a população veja o parque tecnológico com a relevância que ele tem”, destacou a Secretária.

Durante a conversa com Lisiane sobre o potencial do local, o vice-presidente do Consad, Vinicius Campos, destacou o modelo de gestão do Pelotas Parque Tecnológico e as possíveis iniciativas que podem surgir a partir de uma futura parceria. “O parque nasceu de uma construção diferente, com apoio da Prefeitura de Pelotas, e possui um modelo de associação que reúne todos os envolvidos. Temos grandes expectativas em relação às pautas que estão sendo trabalhadas na secretaria, e certamente o que estamos apresentando hoje pode impulsionar ainda mais a aproximação do parque com a gestão”, enfatizou Campos.

O Pelotas Parque Tecnológico tem como missão incentivar e promover a inovação, empreendedorismo e a geração de negócios de alto valor agregado na região. Com mais de 40 empresas residentes, o parque conta com laboratórios, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisa e inovação, além de áreas para eventos e convivência. A iniciativa é mantida pelo Tecnosul, consórcio de municípios que busca o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul.

Além do vice-presidente do Consad, vários outros participantes estiveram presentes para acompanhar a visita de Lisiane ao Pelotas Parque Tecnológico. Entre eles estavam o diretor técnico-científico do PPT, Edgar Mattarredona; o vice-presidente do Candy Valley, Raul de Castro Torma; o diretor de articulação institucional do PPT, João Carlos Deschamps; a conselheira e integrante da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG), Fátima Husein; o conselheiro e representante da UCPel, Fábio Neves; o vice-presidente do Consad gestão 2019-2022, Felipe Marques; o diretor executivo da Prefeitura Municipal de Pelotas, Maurício Martins; os fundadores da empresa Dimensio, Beatriz Gioielli e Gabriel Maciel; a assessora do PPT, Jessica Correa; e a diretora executiva do PPT, Rosâni Ribeiro.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Pelotas Parque Tecnológico foi oficialmente criado em 2016 e é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos. O parque possui um Conselho de Administração eleito a cada três anos e atua em três áreas de destaque na região: tecnologia da informação e comunicação, tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, o parque abriga 63 empresas, sendo 23 instaladas nas áreas geridas por ele, sete no coworking, 15 incubadas e 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Além disso, o parque tem 23 instituições parceiras e oferece espaço de coworking, área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações, além de estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Botão Voltar ao topo