Comtur de Caxias do Sul elege nova diretoria
Os integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) elegeram, na manhã da terça-feira (25/04), em reunião ordinária, a diretoria para o biênio 2023-2025. Foram escolhidos Idair Moschen como presidente e Oli Paz à vice-presidência, representantes titulares da Festa Nacional da Uva S/A e MobiCaxias, respectivamente. No encontro, a maioria das 25 entidades integrantes do conselho estava representada por membros titulares ou suplentes.
A posse oficial nos cargos ocorrerá por ato do prefeito Adiló Didomenico no dia 23 de maio. Até a formalização permanecem nas funções Karen Leitão Sbabo, como presidente, e Marcus Guazzelli, como vice-presidente, que após seguirão como conselheiros representando suas entidades. A titular da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, Valéria Wormann, também segue por mais um tempo no cargo de secretária do Comtur.
A reunião ainda foi pautada pela apresentação do relatório das principais realizações da gestão 2021-2023. A presidente Karen Sbabo deu ênfase à criação das câmaras temáticas para tratar sobre eventos, comunicação, qualificação e monitoramento, o que permitiu participação mais ativa dos integrantes.
Elencou a participação na construção do Plano Municipal do Turismo, bem como seu monitoramento e efetiva execução; na programação da Semana do Turismo de 2021 e 2022; no Dia Internacional do Turismo, e na realização de famtur de empreendedores na Rota Sabor e Aventura, bem como a retomada dos encontros do trade turístico com duas edições.
Destacou o envolvimento no trabalho de retorno de Caxias do Sul à Região Uva e Vinho, iniciado em setembro de 2021 e confirmado em 17 de abril, com a entrega do certificado pela Associação de Turismo da Serra Gaúcha. A gestão também produziu a revisão do Regimento Interno e dos Estatutos do Comtur, além de definir um plano de trabalho com a consultoria do Sebrae/RS, que terá sequência no próximo biênio.
Citou ainda a criação do grupo de whatsapp Curta Caxias para conectar os atores do trade de Caxias do Sul e a contribuição para a criação da identidade visual do Curta Caxias e do retorno do município ao portfólio de destinos da CVC. Também teve participação efetiva na Festa da Uva 2022, nas Surdolimpíadas e Festa das Colheitas, além de vários outros eventos, como visitas, congressos, reuniões com entidades e conselhos, e audiências públicas.
O Comtur também pleiteou junto à Administração Municipal elevação do orçamento e a abertura dos museus, demanda recentemente atendida pela Secretaria da Cultura. Karen Sbabo informou que, ao longo dos dois anos, foram realizadas 17 reuniões ordinárias e cinco extraordinárias, além dos encontros dos grupos temáticos. “O Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul está ativo e presente no Mapa do Turismo Brasileiro”, definiu.
O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, manifestou satisfação por ver a presença maciça de integrantes do Comtur, fato que comprova o comprometimento das entidades e das pessoas. Reconheceu que muitos desafios estão postos para o grupo, mas que há outro tanto de oportunidades para o desenvolvimento do setor.