A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo tem mais uma oportunidade para a população se vacinar neste fim de semana. No sábado, dia 13, das 9h às 16h, o Ônibus da Saúde estará estacionado na Praça Centenário, no bairro Canudos, próximo à UPA. A vacinação incluirá as vacinas contra a gripe e a covid.
O grupo prioritário que está sendo vacinado nesta etapa inicial contra a gripe inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a partir de 12 anos), pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Para a vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão do SUS de Novo Hamburgo. Pacientes crônicos e deficientes permanentes também devem apresentar algum documento, laudo ou receita médica que comprove a condição clínica. Já os profissionais devem apresentar algum documento que comprove o vínculo empregatício.
Covid
No sábado, a unidade móvel aplicará a primeira, segunda ou a dose de reforço da vacina contra a covid para todas as faixas etárias, incluindo crianças. Além disso, a vacina Pfizer Bivalente será aplicada em toda a população de 18 anos ou mais que tenha recebido, pelo menos, o esquema primário inicial de duas doses: D1 e D2 com a vacina monovalente (CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) e respeitado o intervalo de quatro meses da última dose recebida da D2 ou quatro meses de intervalo de qualquer reforço que a pessoa possa ter recebido.
Não é um impedimento ter alguma das doses de reforço em atraso. Pessoas com comorbidades a partir de 12 anos também podem receber a dose de reforço com a Bivalente se apresentarem laudo médico que comprove sua condição.
As comorbidades que qualificam para a dose de reforço incluem diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, aneurismas cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica.
Para a vacinação, é importante levar os comprovantes das aplicações recebidas anteriormente da vacina contra a covid, documento com foto, cartão do SUS de Novo Hamburgo ou comprovantes de residência de Novo Hamburgo.