OSPA recebe o regente alemão Raphael Haeger neste sábado (27)

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), apresentará dois grandes expoentes do romantismo em seu repertório.

No sábado, dia 27 de maio, às 17h, o maestro Raphael Haeger fará sua estreia com a OSPA, que interpretará “Burlesca, TrV 145” de Richard Strauss, com solos de Gustavo Carvalho ao piano, e a “Sinfonia nº 1, ‘Titã'” de Gustav Mahler. Antes da apresentação, às 16h, o flautista e professor Leonardo Winter ministrará uma palestra na série “Notas de Concerto”, abordando a vida e a obra dos compositores.

Richard Strauss (1864 – 1949) tinha apenas 21 anos quando compôs o “Scherzo em Ré Menor para Piano e Orquestra”. Para sua estreia em 1890, a obra foi renomeada para “Burlesca”. Com aproximadamente 20 minutos de duração, essa composição homenageia o mentor do compositor, o pianista e maestro Hans von Bülow.

Segundo Raphael Haeger, a “Burlesca” possui abismos escuros com surpresas perigosas, fantasias delirantes, perseguições espirituosas e cenas inebriantes de desejo. O maestro já conduziu a música original de Richard Strauss para o filme mudo “O Cavaleiro da Rosa” no Festival de Páscoa em Baden-Baden e na Elbphilharmonie em Hamburgo. Para esse concerto, o renomado pianista brasileiro Gustavo Carvalho se juntará à Orquestra. Ele fez sua primeira apresentação com a OSPA em 2002, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Seis meses após a estreia da “Burlesca”, Gustav Mahler (1860 – 1911) apresentou pela primeira vez sua “Sinfonia Titã”. Essa obra se tornou uma referência do romantismo e é uma das mais celebradas peças sinfônicas da história da música. Sua multiplicidade de referências atravessa canções e danças folclóricas, fanfarras militares, a música dos cafés vienenses, o chilrear dos pássaros durante uma caminhada matinal, flashbacks, premonições, guerras, entre outros cenários.

A “Sinfonia ‘Titã'” foi o nome do concerto de abertura da temporada 2022 da OSPA, conduzido pelo maestro Evandro Matté. Raphael Haeger destaca os desafios de executar essa sinfonia com excelência, mencionando que é uma tarefa maravilhosa fazer com que esse vasto e diversificado panorama ressoe como uma construção coerente.

Concerto da Série Casa da OSPA – Sinfonia Titã

SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2023

Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Leonardo Winter.

Sair da versão mobile