Os cidadãos italianos no Rio Grande do Sul estão sendo atendidos de forma mais rápida em um dos principais serviços oferecidos pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A representação diplomática italiana no estado tem emitido, em média, 803 passaportes por mês, graças à adoção de tecnologia e à redução de burocracia. Esse número representa um aumento de 130% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando o máximo de emissões era de 350 documentos.
Desde março, o Consulado-Geral tem conseguido aumentar significativamente o número de emissões de passaportes. Naquele mês, foram emitidos 812 passaportes, enquanto em abril o número foi de 720 (menor devido aos vários feriados). O desempenho mais destacado do ano ocorreu em maio, quando o órgão emitiu 878 passaportes.
As metas estabelecidas são ainda mais ambiciosas: o Cônsul-Geral, Valerio Caruso, espera que o Consulado emita mais de 1.000 passaportes por mês até o final de 2023. “Estamos fazendo mais pelos nossos cidadãos, proporcionando agilidade e transparência nos processos para facilitar o acesso aos nossos serviços”, afirma o Cônsul-Geral.
Antes de solicitar o passaporte, é necessário que o cidadão tenha sua cidadania italiana reconhecida. Também houve agilidade nos processos relacionados a esse importante serviço consular. Desde que Caruso assumiu em setembro do ano passado, 4.000 famílias foram convocadas para apresentar a documentação necessária para o reconhecimento de sua cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).
Algumas ações foram implementadas para melhorar o atendimento, como a implantação de um call center (51 2500.7515), a realização de biometria itinerante para emissão de passaportes, que agora está sendo levada a cidades do interior do estado, e o aumento no número de funcionários com a conclusão de dois concursos que agregarão mais 6 profissionais para fortalecer a equipe.