Renato Turnes retorna com ‘Homens Pink’ aos palcos de Florianópolis

Apresentações integram a programação do Cena_Doc, promovido pela Cia La Vaca; ações gratuitas seguem até outubro de 2023

Renato Turnes retorna triunfante aos palcos de Florianópolis com o emocionante espetáculo “Homens Pink”, como parte das comemorações do mês do Orgulho LGBTQIA+. Essa obra teatral, que promete encantar o público, será apresentada gratuitamente em três sessões nos dias 23, 24 e 25 de junho, no prestigioso Teatro do Sesc Prainha, localizado na capital de Santa Catarina. Os ingressos para cada noite serão distribuídos uma hora antes do início da performance.

“Homens Pink” é uma peça criada a partir dos depoimentos de um grupo de homens gays, que também foram apresentados no premiado documentário de mesmo nome, uma colaboração entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. No espetáculo, o talentoso ator Renato Turnes apresenta histórias envolventes sobre infância, vida noturna, epidemia e resistência, conectando-as com acervos pessoais.

Nesta temporada, a apresentação de sexta-feira, 23 de junho, será acessível para pessoas surdas, contando com um intérprete de Libras. O início será às 20h, assim como a apresentação de sábado, 24 de junho. No domingo, o espetáculo terá início às 19h.

“Homens Pink” é um tributo à experiência pioneira e ao orgulho das ancestralidades dissidentes, fazendo parte do projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca, que oferece uma série de atividades gratuitas e se estende até outubro. Para conhecer todas as ações disponíveis, acesse o site cenadoc.com.

Vale ressaltar que todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 incluem um ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.

O Cena_Doc 2023, em sua primeira edição iniciada em fevereiro deste ano, apresenta uma programação artística que envolve processos de pesquisa e formação, explorando as possibilidades de criação a partir de abordagens documentais. O projeto engloba teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos.

“Artistas de Santa Catarina interessados na linguagem documental devem ficar atentos à programação. Serão selecionados dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro ou performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora cultural da Cia La Vaca.

O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC), e conta com o apoio do Sesc em Santa Catarina. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021 e é executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura.

*Apresentação acessível em Libras

Sair da versão mobile