OSPA Jovem realiza concerto gratuito no domingo (2)
Os estudantes do curso de Prática de Orquestra da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltarão à Casa da OSPA neste domingo, dia 2, para realizar o segundo concerto do ano.
Sob a regência do compositor e músico da OSPA, Arthur Barbosa, a OSPA Jovem apresentará obras dos renomados compositores românticos Piotr Ilitch Tchaikovsky, Jean Sibelius e Modest Mussorgsky, às 18h. Na segunda parte do espetáculo, os alunos farão uma viagem no tempo e executarão um repertório latino-americano, que incluirá composições de Tom Jobim, Dámaso Pérez Prado, além de uma peça autoral do regente Arthur Barbosa. A entrada será gratuita e por ordem de chegada.
A apresentação terá início com os movimentos “Valsa” e “Cena” de “O Lago dos Cisnes”, uma obra imensamente popular de Piotr Tchaikovsky. Em seguida, serão interpretadas composições da música de concerto que fazem parte das trilhas sonoras de clássicos do cinema, como “Valse Triste” de Jean Sibelius, presente na animação italiana de 1976 “Allegro Non Troppo” (em português, “Música e Fantasia”), e “Uma Noite no Monte Calvo” de Modest Mussorgsky, trilha sonora do filme da Disney “Fantasia” de 1940.
Na segunda parte do concerto, os ritmos da América Latina ganharão destaque. A sequência de obras latino-americanas terá início com “Fantasia Candombe” do regente Arthur Barbosa, que é uma alusão ao ritmo afro-uruguaio de mesmo nome. Em seguida, os alunos interpretarão “Desafinado”, uma música escrita por Tom Jobim em 1959, que recebeu arranjos de concerto para essa apresentação. Após as duas obras brasileiras, o concerto será encerrado com um divertido pot-pourri de mambos do célebre compositor cubano Dámaso Pérez Prado.