Suárez muda Grêmio de patamar em 2023 e coloca clube na briga pelo título
Que Luis Suárez é um dos maiores jogadores do futebol mundial em atividade isso é um fato inegável. Tendo feito parte do elenco dos maiores clubes do mundo como Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, além da seleção uruguaia, pela qual disputou quatro copas do mundo, “Luisito” é reconhecidamente um jogador diferenciado. Entretanto, muitos já apontavam que o jogador estaria em fim de carreira antes da vinda para o Grêmio e especularam que talvez o jogador pouco viesse a contribuir dentro de campo com o tricolor gaúcho.
A verdade é que o ex-integrante do famoso trio MSN, ao lado de Messi e Neymar, colocou de volta o Grêmio no circuito em 2023 após a volta da série B e mudou o time de patamar, colocando-o na busca pela conquista do Campeonato Brasileiro. Contrariando o melhor site apostas futebol, que consideravam pouco provável que o Grêmio pudesse brigar pelo título brasileiro vindo da série B, a equipe se consolidou e hoje se encontra na vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série A. Por isso resolvemos separar um pouco da trajetória de Luis Suárez no Grêmio até aqui.
Campeão Gaúcho de 2023, recepção de gala e início avassalador
Luis Suárez chegou ao Grêmio em uma emocionante noite de festa em Porto Alegre. No início de janeiro a torcida tricolor recebeu o artilheiro uruguaio de 35 anos com uma calorosa ovação. O estádio foi iluminado com lanternas de celulares enquanto o novo ídolo acenava e aplaudia. Vestindo a camisa do clube, Suárez subiu ao palco montado no gramado para agradecer aos fãs. O presidente do Grêmio também prestou homenagens a Pelé, falecido recentemente, e destacou a importância de Suárez e sua família para o clube. Foram mais de 33 mil pessoas presentes ao estádio somente para a apresentação do jogador uruguaio na Arena do Grêmio.
Se fora de campo sua chegada já foi histórica, dentro dos gramados, o jogador logo na estreia demonstrou que seria muito importante para o elenco tricolor nesta temporada. Luis Suárez teve uma estreia marcante pelo Grêmio, conquistando uma vitória histórica sobre o São Luiz-RS. O time Imortal venceu por 4 a 1, com Suárez marcando três gols, e ainda garantindo o título da Recopa Gaúcha.
No Campeonato Gaúcho foram também 7 gols marcados e a conquista da vice-artilharia que trouxeram o título de campeão gaúcho para o Grêmio. Na grande decisão do campeonato gaúcho, mais uma vez “Luisito” foi o responsável pelo gol do título.
No Campeonato Brasileiro, até agora, foram somente 4 gols, bem menos do que o artilheiro do campeonato até o momento, Tiquinho Soares, do Botafogo, mas com grande contribuição dentro de campo.
Lesões colocam em dúvida a permanência mas jogador nega intenção de abandonar os gramados
Nas últimas semanas, surgiram notícias preocupantes no Rio Grande do Sul, indicando uma possível crise iminente no Grêmio. As constantes dores no joelho direito de Luis Suárez poderiam antecipar o fim de sua carreira como jogador. Inclusive, o atleta uruguaio de 36 anos já teria supostamente comunicado à diretoria do Tricolor seu desejo de encerrar sua trajetória no futebol. Para apimentar ainda mais, especulações surgiram nos bastidores sobre uma possível transferência para o Inter Miami, nos Estados Unidos, para jogar ao lado de Lionel Messi.
Com todos os olhares voltados para Luis Suárez nos jogos seguintes ao surgimento das especulações sobre sua possível aposentadoria, na vitória do Grêmio por 3 a 1 sobre o América-MG o jogador voltou a marcar e se manifestou sobre o assunto. Em campo, o camisa 9 do Grêmio mais uma vez mostrou sua importância, contribuindo para o primeiro gol, marcando o terceiro e ironizando as especulações na comemoração. Essa mesma postura foi adotada nas redes sociais, onde compartilhou fotos da vitória e usou um emoji com um zíper na boca.
Se Luis Suárez permanecerá até o final de seu contrato com o tricolor gaúcho, que se encerra somente em Dezembro de 2024, ainda não é possível garantir, mas existe a certeza de que Suárez, independente dos próximos passos na carreira, já deixou sua marca entre os grandes que passaram pelo Grêmio.