Caxias do Sul anuncia projeto do Parque Rural
Estrutura de 62 hectares no distrito de Vila Seca trará desenvolvimento e oportunidades
Demanda antiga de tradição e esporte
A Prefeitura de Caxias do Sul deu um importante passo para atender uma demanda há muito aguardada pelos segmentos ligados ao tradicionalismo e campeiro. O Parque Rural, um empreendimento de 62 hectares, teve sua área definida e está previsto para ser construído no distrito de Vila Seca, a apenas dois quilômetros da Rota do Sol.
Declaração de utilidade pública e apresentação à comunidade
O Município publicou um decreto na última sexta-feira (28/07), declarando a área de utilidade pública, e as negociações para aquisição do terreno estão em estágio avançado. Além de abrigar o Parque Rural, o espaço também sediará o Centro Esportivo Automotor, dedicado ao automobilismo.
A comunidade de Vila Seca teve a oportunidade de conhecer os principais pontos do projeto e a área escolhida para a sua construção em uma reunião realizada na sexta-feira à noite (28/07), no Ginásio de Esportes do distrito.
Compromisso de campanha e apoio ao setor rural
O prefeito Adiló Didomenico ressaltou que a construção do Parque Rural faz parte do Plano de Governo apresentado à população durante a campanha eleitoral de 2020. Ele enfatizou a importância do parque para o desenvolvimento da região campeira de Caxias do Sul e para garantir a sucessão familiar no meio rural.
O apoio ao setor rural já é uma realidade na cidade, com medidas como a destinação de bolsas de estudo para a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, a ocupação de área da Fepagro para pesquisa em hortifrutigranjeiros e a renovação da frota de máquinas e equipamentos.
Benefícios para a infraestrutura e o Plano Diretor
O projeto do Parque Rural também trará benefícios para a infraestrutura da região. O governador Eduardo Leite anunciará, em breve, a estadualização de todos os acessos da região campeira de Caxias do Sul ao futuro Aeroporto de Vila Oliva, incluindo o trecho que levará ao Parque Rural. O investimento para essa melhoria está estimado em mais de R$ 250 milhões.
O próximo passo será a elaboração do Plano Diretor do Parque Rural, garantindo uma organização adequada para atender todas as demandas do empreendimento, que inclui espaços para rodeios, tiros de laço, remates, leilões, exposições e eventos festivos.
Reconhecimento ao setor campeiro
A construção do Parque Rural reconhecerá a importância econômica e social do setor campeiro na cidade de Caxias do Sul. Com uma produção significativa de hortifrutigrangeiros e um plantel expressivo de gado, equinos, suínos, ovinos e aves, a região campeira desempenha um papel fundamental na economia local.
Com mais de 100 entidades ativas, Caxias do Sul é reconhecida como a Capital Mundial dos CTG’s, o que torna o empreendimento ainda mais simbólico para a cidade.
Realizando um sonho compartilhado
A noite em que o projeto do Parque Rural foi apresentado à comunidade de Vila Seca foi considerada histórica pelos moradores, que esperavam há mais de uma década por essa conquista. O espaço promete trazer diversas oportunidades para a região campeira, impulsionando não apenas as atividades rurais, mas também o turismo e as agroindústrias.
O parque permitirá a retomada da Festa do Pinhão, almejando torná-la um evento de repercussão nacional, e reforça o compromisso da administração em valorizar e fortalecer o meio rural de Caxias do Sul.
O ato foi acompanhado por cerca de 100 moradores. Participaram os secretários de Obras, Norberto Soletti; de Agricultura, Rudimar Menegotto; e de Habitação, Wagner Petrini; o presidente da Festa Nacional da Uva S.A., Idair Moschen; o coordenador do Procon, Jair Zauza; e os subprefeitos Sandro Camargo, de Vila Seca; Roque Thomé, de Fazenda Souza; Tamiel Bergamin, de Vila Oliva; e José Laurindo, de Ana Rech.
O Legislativo teve a representação dos vereadores Zé Dambrós, presidente, Olmir Cadore e Gilfredo De Camilis, e da vereadora Marisol Santos. Ainda esteve presente o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos. O Movimento Tradicionalista Gaúcho foi representado por Raul Fonseca e a Câmara Municipal de São Marcos pelo vereador Antônio Broquetto. O ato foi encerrado com a benção do padre Ernesto Camerini.