Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura do Rio Grande recebeu uma significativa doação de 3.500 telhas, enviadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como parte das medidas de emergência após o ciclone extratropical que atingiu a cidade nos dias 12 e 13 de julho. O material será destinado às famílias cadastradas pela Defesa Civil, que prestou mais de 16 mil atendimentos após o desastre natural, que resultou em 500 casas destelhadas e 38 completamente destruídas.
As telhas, que chegam em um momento crucial para a reconstrução das comunidades afetadas pelo evento climático, serão entregues às famílias cadastradas após visita de Assistente Social da Defesa Civil. Aqueles que ainda não realizaram o cadastro podem entrar em contato com a Defesa Civil para se beneficiar das doações.
O ordenador da Defesa Civil de Rio Grande e chefe de Gabinete do vice-prefeito, Rudimar Machado, destacou a importância do trabalho conjunto entre voluntários, secretarias municipais e agentes sociais para atender diretamente às famílias impactadas.
Enquanto aguardam a entrega das telhas, outras coberturas já estão sendo distribuídas pela Defesa Civil, Marinha e Exército, em parceria com a Guarda Municipal e Assistentes Sociais. No total, 96 famílias de diferentes bairros da cidade, como Cidade Nova, Junção e Humaitá, serão beneficiadas com essas ações.
Além da doação do Governo Estadual, a Campanha Mobiliza Rio Grande está em vigor para arrecadar alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas de cama, colchões, agasalhos e telhas 4 mm, destinados à população carente afetada pelo ciclone. O prefeito reforçou o impacto do desastre e ressaltou as diversas iniciativas que têm sido implementadas para normalizar a situação da cidade.
As doações podem ser entregues na sede da Prefeitura, na rua General Neto, esquina Marechal Floriano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou na sede da Defesa Civil, localizada na rua Almirante Barroso, 166. Para aqueles que não podem se deslocar até esses pontos de coleta, é possível agendar a retirada das doações por meio dos telefones (53) 99120-4408 ou 32338474, garantindo que todos possam participar e contribuir para essa ação solidária em prol das vítimas do ciclone extratropical no Rio Grande.