Ciclo de Debates da Cultura discute Migrações e seus Impactos em Canoas
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza na próxima semana o “Ciclo de Debates: Cultura, Memória e Atualidade – II Jornada por uma Cultura Antirracista”. O evento, com entrada gratuita, tem como tema “Migrações e seus Impactos em Canoas”. Os encontros ocorrem na quarta (9) e quinta-feira (10), às 19h15, no auditório da SMC, localizada na rua Ipiranga, 105, no Centro.
O ciclo de debates visa promover discussões em prol de melhorias à comunidade, como destaca a secretária adjunta municipal de Cultura, Tina Colares. “Possibilita outros diálogos, outras conexões de saberes da cultura, que perpassa história, arte e educação”.
A programação do evento inclui debates, palestras e exibição de filmes. Na quarta-feira, o tema “Canoas, cidade que acolhe a todos” será discutido pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrações. A assistente social Maria Geraldina Venâncio tratará sobre a “Imigração Haitiana e os Condicionantes da Precarização do Trabalho”. O evento terá ainda o quadro “Depoimentos: Compartilhando Histórias de Vida”, com a participação do imigrante haitiano radicado em Canoas Romário Negriel e do pastor da Igreja Metodista do bairro Niterói, Duplan Daniel. A atividade contará, ainda, com a exibição do curta “Fé Mye Talé”, de Henrique Lahude e Alix Georges, filme apresentado no Festival de Cinema de Gramado.
Na quinta-feira, o professor José Alberto Antunes de Miranda vai debater o tema “Mobilidade Humana: onde o global e o local se encontram”. A professora do IFRS, Cleusa Albilia de Almeida, abordará “Experiências Docentes junto aos Imigrantes”. O debate também contará com a mestranda em Educação Vanessa Sebrina Witter Dutra e a mestra em Educação Catia Rosane Würth. Após às 20h30, será exibido o curta “DRAPO A”, de Henrique Lahude e Alix Georges, que foi apresentado no 1º Festival de Cinema de Canoas.
O ciclo de debates é uma oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre as migrações e seus impactos em Canoas. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.