O MiniZoo, Zoológico Municipal de Canoas, recebeu na última terça-feira (1º) um urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) encaminhado pela Guarda Municipal de São Leopoldo. O animal apresentava histórico de possível choque elétrico após colidir com a fiação de alta tensão e estava em um terreno próximo sem conseguir voar.
Reabilitação
A equipe técnica do MiniZoo realizou a primeira avaliação do urubu e constatou tratar-se de uma ave adulta, com bom escore corporal, porém com a asa direita caída devido ao deslocamento do ombro. Além disso, foi identificado um chumbinho alojado no osso peitoral, provavelmente anterior à lesão da asa.
Ele foi colocado em um recinto menor para avaliar suas condições de saúde. Caso sua recuperação seja favorável, será transferido para um ambiente maior, onde poderá praticar voo e caça. A equipe está fornecendo tratamento específico e um manejo delicado, considerando que se trata de um animal adulto acostumado com a vida livre. Após alguns dias, um novo exame será realizado para verificar a evolução do tratamento, e o MiniZoo fará todo o possível para reabilitá-lo e devolvê-lo à natureza.
Espécie
O urubu-de-cabeça-preta é uma espécie comum encontrada em áreas urbanas e abertas no Brasil, habitando campos, pastos, áreas agrícolas e restingas. Embora não esteja ameaçada de extinção, enfrenta riscos como choques elétricos em torres de alta tensão e colisões em aeronaves. Além disso, pode ser prejudicado ao consumir animais contaminados com agrotóxicos. O MiniZoo destaca a importância de não caçar por esporte ou divertimento, pois essa prática é ilegal, podendo levar à detenção e prejudicar a fauna ao retirar animais da natureza.
O MiniZoo de Canoas tem como prioridade a reabilitação e devolução de animais silvestres à natureza. Quando um animal não pode retornar ao seu habitat natural, é cuidado e permanece no local. Completando 18 anos em 2023, o MiniZoo tem um histórico de atender cerca de dez mil animais silvestres ao longo do tempo.