Gambás na Redenção: pesquisa em Porto Alegre busca entender a relação entre humanos e animais

Smamus quer saber como os frequentadores do parque percebem os marsupiais que vivem na área

Os gambás são animais silvestres que habitam o Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, em Porto Alegre. Eles são importantes para o equilíbrio ecológico, mas também sofrem com a violência e o preconceito de algumas pessoas. Para entender como os usuários do parque se relacionam com esses bichos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) está realizando uma pesquisa de percepção ambiental.

Como participar

A pesquisa é feita por meio de um questionário que pode ser respondido presencialmente ou pelo [link]. O formulário tem perguntas como “qual a primeira coisa que você pensa quando ouve falar em gambás?” e “você se sente ameaçado ou incomodado com a presença de um gambá?”. As respostas serão usadas para planejar ações de educação ambiental com os frequentadores do parque.

“A leitura das respostas será fundamental para compreendermos as inter-relações dos usuários do parque com os gambás que ali habitam. Tendo este diagnóstico, poderemos desenvolver um projeto de educação ambiental que atenda às necessidades específicas relacionadas a esta questão. A própria pesquisa já é uma importante ferramenta de educação ambiental”, explica a chefe da Equipe de Educação Ambiental da Smamus, Juliana Herpich.

Parque da Redenção, em Porto Alegre – Foto por: Sérgio Louruz/ SMAMUS/ PMPA

Por que os gambás são importantes

Os gambás (Didelphis albiventris) são animais marsupiais, assim como os coalas e cangurus. Eles se alimentam de frutas, insetos, pequenos vertebrados e até mesmo lixo orgânico. Eles ajudam a dispersar sementes de plantas e a controlar pragas urbanas, como escorpiões e aranhas. Eles também são presas de outros animais, como corujas e raposas.

Os gambás são adaptáveis e podem viver em diferentes ambientes, inclusive nas cidades. No entanto, eles enfrentam muitos desafios, como a perda de habitat, o atropelamento, o envenenamento e a caça ilegal. É crime matar, perseguir, caçar ou maltratar animais silvestres, sujeito à pena de prisão de seis meses a um ano e multa, conforme dispõe a lei federal de crimes ambientais (Lei 9.605/1998).

O que fazer se encontrar um gambá

Os gambás são animais noturnos e solitários. Eles costumam sair à noite para procurar alimento e abrigo. Eles podem emitir sons como assobios, grunhidos e estalos para se comunicar ou se defender. Eles também podem liberar um líquido malcheiroso pelas glândulas anais quando se sentem ameaçados.

Se você encontrar um gambá na Redenção ou em outro lugar, não se assuste nem tente capturá-lo ou machucá-lo. Mantenha uma distância segura e observe o comportamento do animal. Se ele estiver ferido ou em situação de risco, entre em contato com a Smamus pelo telefone 156 ou com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) pelo telefone (51) 3248-0551.

Os gambás são parte da biodiversidade da cidade e merecem respeito e proteção. A pesquisa da Smamus é uma oportunidade para conhecer melhor esses animais e contribuir para a sua conservação.

Sair da versão mobile