GeralRio Grande do Sul

Escolas públicas podem participar de concurso de HQs sobre a Revolução de 1923

Projeto Cultural “A Revolta dos Esquecidos” valoriza o papel dos indígenas na última batalha armada em solo gaúcho

Inscrições vão até 20 de agosto

As escolas da rede pública da Grande Porto Alegre (RS) têm até o dia 20 de agosto para se inscreverem no concurso de Histórias em Quadrinho (HQs) inspiradas na Revolução de 1923, a última batalha armada em solo gaúcho. O concurso faz parte do Projeto Cultural “A Revolta dos Esquecidos”, promovido pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ).

O objetivo do projeto é incentivar o resgate da participação dos indígenas na história do Rio Grande do Sul, que muitas vezes são esquecidos ou marginalizados. A Revolução de 1923 é o tema dos Festejos Farroupilhas e do Acampamento Farroupilha 2023, que acontecem de 01 a 20 de setembro.

Como participar

Cada escola pode inscrever até três (3) trabalhos, que devem ser enviados para o e-mail dtg@asjrs.org.br. A divulgação dos selecionados acontecerá até o dia 30 de agosto e o vencedor será conhecido no dia 14 de setembro. Após a inscrição das peças, uma comissão julgadora do DTG elegerá as escolas finalistas que farão a apresentação de seus projetos no piquete instalado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre (RS).

Premiação

A turma vencedora receberá, como premiação, um passeio de um dia na Sede Campestre da entidade, para até 50 crianças, incluindo transporte, recreação e alimentação.

Inspiração

Para inspirar os estudantes nesta aventura de resgate da história do Rio Grande do Sul, o projeto contempla ainda a distribuição do gibi: “As Aventuras de Tapera”, ilustrado pelo artista gaúcho Juska e com versão digital disponibilizada clicando aqui. Por meio das desventuras do estudante Tapera, a publicação pretende fomentar a reflexão sobre a importância de se reconhecer e preservar a diversidade étnica e cultural.

“A jornada do nosso personagem lembra que a história deixou de fora muitos protagonistas, como os indígenas, e que é preciso investir no resgate dessas memórias para se dar voz a todos aqueles que estão no cerne da formação do nosso Rio Grande do Sul”, explica Paulo Olympio, patrão do DTG e presidente da Associação.

Confira o Cronograma:

  • Até 20/08 – Período de inscrições de trabalhos
  • Até 30/08 – Divulgação de finalistas

Apresentações:

  • 11/09 – 14h – Segunda-feira – Finalista A
  • 12/09 – 14h – Terça-feira – Finalista B
  • 13/09 – 14h – Quarta-feira – Finalista C
  • 14/09 – 14h – Divulgação do resultado
Botão Voltar ao topo