Santa Casa de Porto Alegre tem novo serviço de diagnóstico precoce do câncer de pulmão
RastreAR promove o acompanhamento personalizado de pacientes tabagistas
A Santa Casa de Porto Alegre oferece um novo serviço focado no diagnóstico precoce do câncer de pulmão em pacientes tabagistas. Com uma equipe multiprofissional com expertise no tratamento de doenças pulmonares, o RastreAR – Rastreamento de Câncer de Pulmão, do Núcleo de Saúde Pulmonar do Pavilhão Pereira Filho, possui estrutura diferenciada e acompanhamento personalizado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum no mundo e um dos tumores com a maior taxa de mortalidade. Em cerca de 85% dos casos, esse tipo de câncer está associado ao consumo de tabaco, sendo que os fumantes possuem cerca de 20 vezes mais risco do desenvolvimento da doença.
“Só no Brasil, a cada ano, 30 mil pessoas morrem por essa doença. A maioria é diagnosticada em uma etapa avançada, uma vez que a doença, em sua fase inicial, é absolutamente silenciosa”, lembra a médica pneumologista Manuela Cavalcanti, responsável pelo serviço de Rastreamento do Núcleo de Saúde Pulmonar da Santa Casa.
Preocupada com essa realidade, o novo serviço também conta com um importante diferencial: o acompanhamento e monitoramento dos pacientes através do Escritório de Valor, com uma equipe que assessora o paciente desde os agendamentos de tomografias, acompanha prazos e resultados, avaliando domínios de qualidade de vida, dor, fadiga, humor e sintomas, por um período de até 10 anos. E ainda conta com o serviço de navegação de pacientes, com o objetivo de eliminar barreiras durante toda a jornada de cuidado.