Prefeitura de Porto Alegre realiza mutirões gratuitos de castração animal
Mais de 300 cães e gatos foram castrados na Vila Nova neste sábado. Serviço está disponível em nove bairros da cidade.
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal, oferece um serviço gratuito de castração de cães e gatos para os moradores da cidade. O objetivo é promover o controle populacional e a saúde dos animais, além de prevenir doenças e evitar o abandono.
Mutirões descentralizados
Os mutirões de castração são realizados com frequência em diferentes regiões da cidade, em parceria com clínicas veterinárias. Neste sábado, 2, o prefeito Sebastião Melo esteve em um deles, na Vila Nova, Zona Sul, onde foram castrados mais de 300 animais.
“Causa animal também é questão de saúde pública. Estamos investindo em descentralização desse mutirão de castrações para facilitar aos moradores das diferentes regiões acessar o serviço público. É uma soma de esforços da causa animal com as subprefeituras”, disse o prefeito.
Nos últimos três anos, mais de 75 mil castrações de cães e gatos já foram feitas em Porto Alegre. Só em 2023, até o mês de julho, foram 44.364. Os números são resultado de um trabalho que, segundo a secretária da Causa Animal, Patrícia Martins, “não poupa esforços para melhorar o atendimento à saúde animal”.
Como solicitar a castração
O último lote de 1.680 vagas para castração em nove bairros ainda tem disponibilidade. Para quem deseja castrar o seu animal pode fazer a solicitação via inscrição em qualquer uma das 17 subprefeituras da cidade.
Depois disso, em um mês no máximo, os moradores cadastrados já conseguem castrar seus pets. As inscrições podem ser feitas pelo sistema 156 (telefone, site ou pelo WhatsApp 51 3433-0156). É permitido castrar até cinco animais por cadastro, no máximo três fêmeas.
Outras ações da Causa Animal
Além dos mutirões de castração, os veterinários da prefeitura também realizam outras atividades como campanhas de doações, feiras mensais voltadas aos protetores no Parque da Redenção e o funcionamento da Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), na Lomba do Pinheiro, onde são realizados exames laboratoriais, atendimentos clínicos, cirurgias e castrações.
Recentemente, o órgão municipal também iniciou o censo populacional para saber qual exatamente a quantidade de animais que existem em Porto Alegre e, a partir daí, traçar melhores políticas públicas para os animais.
Castrações realizadas
- Restinga – (Zona Sul) – 220 de 250
- Vila Nova – (Zona Sul) – encerradas
- Hípica (Zona Sul) – 69 de 150
- Belém Novo (Zona Sul) – 61 de 130
- Morro Santana (Zona Leste) – 115 de 250
- Petrópolis (Zona Central) – 58 de 150
- Jardim Itu (Zona Norte) – 147 de 250
- Humaitá (Zona Norte ) – 63 de 150
- Cidade Baixa (Zona Central) – 0 de 150