De acordo com a Defesa Civil de São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos chegou na marca de 4,32m, às 20h30, desta quinta-feira, 6 de setembro. A medição ocorre por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia.
O nível segue em elevação de aproximadamente 1cm/h e a montante em Campo Bom permanece subindo. Dessa forma, conforme disposto no Plano de Contingência foi emitido alerta preventivo para a rua da Praia e fundo da rua das Camélias. Equipes da Defesa Civil percorrem esses locais informando sobre a possibilidade de cheia do rio.
Por volta das 8h, de hoje, 7 de setembro, o nível chegou na marca de 4,54m. As equipes da Defesa Civil seguem mobilizadas e realizando monitoramento constante do volume de água. Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais.
“É necessário explicar que quando o rio está acima de 4,30m e há indícios de elevação, se entra nesse status de alerta. É um protocolo dentro do nosso plano de contingência que visa prevenção”, explica.
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
Resumo do Placon
Até 3,50m – status: observação
Acima de 3,50m – status: atenção /monitoramento intensivo
Até 4,30m + indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas – alerta de inundação
Acima de 4,50m – status: início atingimento na via Rua da Praia e Rua das Camelias.
Acima de 5,10 – status: alarme – início atingimento Rua Alberto Ramos – Feitoria/São Geraldo.