A cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, está em estado de atenção para o risco de temporais isolados com chuvas volumosas, granizo, raios e ventos que podem chegar a 90 Km/h. A Defesa Civil local divulgou um boletim meteorológico na manhã deste sábado, dia 23 de setembro, baseado nas informações da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-RS).
Segundo o boletim, um sistema de baixa pressão, fluxo de umidade e passagem de frente fria pelo oceano acentuam as condições climáticas e o alto risco para transtornos de fortes chuvas e tempestades para os próximos dias. Há também possibilidade da persistência de cheias dos rios entre os dias 23 a 26 de setembro.
Rio dos Sinos em elevação
O Rio dos Sinos, que corta a cidade de São Leopoldo, apresentou lenta elevação em resposta às últimas chuvas. Às 12h45 deste sábado, o nível do rio marcava 4,21m na régua de medição instalada na rua da Praia. De acordo com o apurado pela Defesa Civil, choveram 60mm nas últimas 48h no município. O acumulado de chuva no mês de setembro é de 362mm, superando a média do período de 30 anos atrás com 179mm.
O status em relação ao Rio dos Sinos segue de Atenção, segundo o Plano de Contingência para Inundações (Placon). Caso o nível do rio ultrapasse os 4,30m e haja indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas, o status passa para Alerta. Se chegar aos 4,50m, há início de atingimento na via da Rua da Praia e Rua das Camélias (fundo pela drenagem). Se alcançar os 5,10m, há início de atingimento na Rua Alberto Ramos – Feitoria/São Geraldo.
O nível mais baixo registrado em São Leopoldo em 2023 foi de 0,29m no dia 14/02/2023. O nível mais alto registrado em São Leopoldo em 2023 foi de 6,18m no dia 19/06/2023.
Prefeito determina plantão das equipes da Prefeitura
O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, baseado nos avisos e alertas dos sistemas meteorológicos da Defesa Civil local e estadual, reforçou nesta manhã a determinação para todas as equipes da Prefeitura de São Leopoldo mantenham os plantões, os trabalhos com o sistema de contenção de cheias das Casas de Bombas, bem como o monitoramento das comunidades ribeirinhas ao Rio dos Sinos.
A Defesa Civil orienta a população a se proteger das fortes chuvas previstas para os próximos dias, evitando áreas alagáveis e locais abertos durante as tempestades. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone (51) 2200-0202 ou pelo WhatsApp (51) 99348-9581.