A convite da Sicredi Pioneira e do Sebrae, a Filial Gaúcha do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) mediou o bate-papo “Práticas conscientes e ESG”, na 32ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina, realizada em Caxias do Sul.
A conversa ocorreu nesta terça-feira (17), no primeiro dia do evento, e reuniu, além da colíder do ICCB-Filial RS, Eliane Davila, a coordenadora de Meio Ambiente da Marcopolo, Eliana Zanol, a engenheira de Meio Ambiente da Randon, Taíse Gotardo, e o diretor Executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl.
“Falar sobre sustentabilidade, ESG e práticas conscientes é falar sobre o futuro dos negócios, não só porque empresas que adotam essas práticas estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios e as oportunidades em um mundo cada vez mais preocupado com essas temáticas, mas porque os negócios têm a responsabilidade de acelerar a agenda ESG no Brasil e no Mundo”, pontuou Eliane Davila.
Durante o bate-papo, realizado no palco do espaço Mercopar Inovação, os convidados compartilharam experiências sobre a implementação de práticas conscientes e da agenda ESG dentro das empresas, relatando desafios enfrentados nessa jornada, além de lições aprendidas e cases de sucesso, com exemplos na área ambiental e também social e de governança.
A relevância da elevação da consciência das lideranças empresariais para promoção de ações mais sustentáveis, com ética e transparência, visando a construção de um futuro melhor e a busca de um propósito genuíno de impacto positivo também foram outros tópicos discutidos durante o painel.