A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que terminou recentemente na Praça da Alfândega, foi um grande sucesso, de acordo com os organizadores. O evento não só resultou na venda de livros, mas também promoveu o encontro de centenas de escritores com o público, incentivou a criação de novos leitores e provocou discussões sobre o financiamento de eventos culturais no estado.
Este ano, um total de 211.619 livros foram vendidos nas 75 bancas, o que representa uma média de 2.899 livros vendidos por dia em cada banca. Apesar de uma redução de cerca de 6% em comparação com 2022, a organização celebra o resultado. “Tivemos muitos dias de chuva forte, o que afetou as vendas, mas mesmo assim o público compareceu às bancas. A Feira foi um sucesso”, afirma Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
A Feira deste ano se destacou pela unificação do horário de abertura das bancas das áreas geral, infantil e juvenil, que abriram às 10h todos os dias e fecharam às 20h. No total, a Feira realizou 158 eventos, incluindo mesas de debate, apresentações artísticas e oficinas de escrita e literatura. Quase 500 autores participaram dessas atividades, incluindo uma forte presença de escritores internacionais.
A área infantil e juvenil contou com 619 atividades, que incluíram contações de histórias, rodas de conversa na Estação da Acessibilidade e formação de mediadores de leitura. A programação atraiu 8.720 alunos, de mais de 300 turmas escolares.
Outro destaque deste ano foi a participação de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Alunos de Cachoeirinha, Canoas e Esteio estiveram presentes, além de alunos de Morro Reuter e Rolante.
As sessões de autógrafos também foram impressionantes, com 655 encontros agendados, sendo 49 coletivas realizadas no primeiro andar do auditório do Memorial do RS, e 606 individuais, que ocorreram na Praça de Autógrafos Gerdau.
Próxima Feira do Livro
O encontro dos leitores com a Praça da Alfândega já tem data marcada: em 2024, o evento literário que comemora 70 anos ocorrerá de 1º a 17 de novembro.
Sobre a Feira
A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional: Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media partners: Eletromidia. Apoio especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo. Apoio cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hotéis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.