Santa Vitória do Palmar terá um Centro de Hemodiálise muito esperado pela população que necessita de tratamento. “Os pacientes enfrentam três vezes por semana, 480 quilômetros. Alguns deles, da Barra do Chuí, e que vão em busca de vida na cidade de Rio Grande, nossa referência. A maioria deles tem entre 35 e 45 anos, dois são cegos, e todos vivem com um salário mínimo”, revela o prefeito Wellington Bacelo.
O governo do Rio Grande do Sul anunciou um aporte de R$ 1 milhão através do Programa Avançar, que será destinado à compra de equipamentos do Centro de Hemodiálise, em fase de construção e com inauguração prevista para setembro.
De acordo com o prefeito, em função da distância – Santa Vitória do Palmar fica no Extremo Sul do Brasil – a administração vem enfrentando alto custo com o transporte dos pacientes. “Oferecer hemodiálise no município irá reduzir gastos públicos, além de disponibilizar uma melhor qualidade de vida para nossos munícipes, que enfrentam uma saga de mais de dez horas por procedimento”, acrescenta. O Centro de Hemodiálise passará a ser uma referência não apenas para Santa Vitória do Palmar, mas também para a cidade vizinha Chuí.
O serviço ficará no antigo prédio do Samu, na região central da cidade, e os investimentos totais deverão chegar a R$ 2 milhões, com a obra sendo custeada através de recursos de Santa Vitória do Palmar, Prefeitura do Chuí e emendas parlamentares. “Essa obra vai mudar a realidade do município. As pessoas farão hemodiálise aqui. Será uma nova realidade, uma nova vida para essas pessoas”, revelou.