Rota Romântica promove viagem para caminhadas na região de Hunsrück, Alemanha

Projeto "Caminhos dos Imigrantes" integra ações comemorativas do Bicentenário da Imigração Alemã

Caminhar por estradinhas e trilhas na região alemã do Hunsrück, nos mesmos lugares onde há 200 anos começou o processo de imigração para o Brasil. Os alemães de 1824 caminharam em direção ao Rio Reno, para embarcar rumo a uma vida melhor. Os brasileiros de 2024 caminharão em busca do encantamento com as paisagens deslumbrantes e a cultura daquela região. Este é o projeto “Caminhos dos Imigrantes”, organizado pela Rota Romântica no mês de agosto, entre as ações comemorativas do Bicentenário da Imigração Alemã.

A viagem terá embarque no dia 13 de agosto, em Porto Alegre, e retorno no dia 27. Depois de desembarcar em Frankfurt, os turistas caminhantes irão para a cidade de Emmelshausen, onde ficarão hospedados. Com 4.700 habitantes, Emmelshausen está situada no Estado da Renânia-Palatinado, em uma região conhecida como Hunsrück, de onde vieram muitos imigrantes que colonizaram o Rio Grande do Sul.

Diariamente, o grupo será transportado para os locais onde acontecerão as caminhadas. Serão nove trajetos, totalizando 109 km (média de 12,9 km por dia). Os caminhos irão percorrer lindas florestas, além de riachos com água cristalina, castelos medievais, vinícolas e seus parreirais, pequenos vilarejos, cidades muradas, áreas de produção agrícola e, é claro, as paisagens deslumbrantes do Rio Reno. Além do transporte, as caminhadas contarão com acompanhamento de guia e carro de apoio.

Após a caminhada de cada dia, ainda serão realizados passeios turísticos nas cidades do Hunsrück. Será a oportunidade para conhecer a gastronomia local, com destaque para os excelentes vinhos e cervejas que lá são produzidos.

Já próximo do encerramento da viagem, o grupo irá participar da Weinmarkt, a Festa do Vinho de Emmelshausen. Desde 2018, esta cidade alemã tem vínculo de co-irmandade com a brasileira Nova Petrópolis. Durante a Festa do Vinho de 2024, com a presença de mais brasileiros, será inaugurado um monumento em homenagem a Nova Petrópolis e ao Bicentenário da Imigração Alemã. Enaltecendo o principal motivo da viagem, o monumento de pedra terá o formato de uma botina, simbolizando a caminhada daqueles que partiram há 200 anos.

O projeto “Caminhos dos Imigrantes” tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail zeppelin@royalnet.com.br ou pelo WhatsApp (54) 98108-0262.

Sair da versão mobile