Orquestra da Ulbra realiza concerto solidário no domingo (16)

Evento gratuito visa arrecadar doações às vítimas da enchente

A Orquestra de Câmara da Ulbra realizará um concerto solidário no domingo, dia 16 de junho, às 11h na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas (Rua Luiz Voelcker, 285 – Três Figueiras, Porto Alegre). Como forma de arrecadar doações às vítimas da enchente, o concerto será gratuito mediante a entrega de alimentos não perecíveis.

Com regência de Tiago Flores, o programa será dedicado à obra de dois dos maiores compositores do período Clássico e da história da música ocidental: Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) e Franz Joseph Haydn (1732 – 1809). Juntos, eles personificam o chamado Classicismo Vienense.

A apresentação começa com a execução de Divertimento em Sib, de Mozart – que compôs diversas obras deste gênero musical. Com muitos exemplos no século XVIII, os divertimentos geralmente são compostos para orquestra de câmara e retratam, com humor alegre, brincadeiras e jogos da sociedade.

A próxima é Sinfonia nº 29, em Lá M. K. 201 – uma das mais interessantes e refinadas que emanam do fértil período do compositor, entre 1772 e 1774. Fiel ao modelo clássico vienense, a obra é um exemplar de escrita charmosa, que entretém e encanta. Além das cordas, participam um par de oboés e um par de trompas. A economia de instrumentos, no entanto, em nada limita ou impede o seu carácter sinfónico.

O concerto se encerra com Sinfonia nº 45 – A Despedida, de Haydn. Uma das sinfonias mais célebres do compositor, a obra ficou conhecida por conta de seu último movimento, no qual, ao longo da execução, os instrumentistas vão parando de tocar e, um de cada vez, vão fechando as partituras e deixando o palco – até restarem apenas dois violinistas, que se vão um após o outro finalmente. Dizem que Haydn teria desejado chamar a atenção do príncipe Eszterhazy, pois os músicos vinham de uma extensa temporada longe de casa e precisavam voltar para rever suas famílias. A Orquestra de Câmara da Ulbra executará essa peça neste mesmo formato proposto por Haydn, com os músicos deixando o palco um por um.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – CONCERTO SOLIDÁRIO

Sair da versão mobile