Volkswagen Caminhões e Suspensys lançam primeiro caminhão híbrido do Brasil

Veículo inovador combina tração inteligente a diesel com eixo elétrico, otimizando desempenho e contribuindo para metas sustentáveis no transporte

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Suspensys, empresa de autopeças da Randoncorp, apresentou na Fenatran 2024 o primeiro caminhão conceito híbrido desenvolvido para o mercado brasileiro. Batizado de VW Meteor Hybrid, o veículo conta com um sistema de tração inteligente, que administra automaticamente a propulsão a diesel junto a um eixo auxiliar elétrico, oferecendo maior eficiência e redução de emissões de carbono, em linha com as metas de sustentabilidade.

O VW Meteor Hybrid é equipado com um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensys. Esse sistema de tração inteligente permite que o caminhão alterne entre as fontes de energia conforme a necessidade, otimizando o uso de combustível e reduzindo o desgaste do sistema de freios. O resultado é uma operação mais eficiente e econômica, proporcionando vantagens significativas em autonomia e menor impacto ambiental.

VW Meteor Hybrid – Foto: Divulgação/Volkswagen Caminhões & Ônibus

Um diferencial importante do projeto é a capacidade do veículo de operar como um 6×4, acionando o terceiro eixo para maior tração em aclives e em condições de carga pesada. Essa configuração aumenta o torque disponível, reduzindo o tempo de viagem em terrenos desafiadores, como serras, onde o ganho de velocidade e a força extra nas rodas fazem a diferença. Além disso, quando a tração adicional não é necessária, o eixo auxiliar pode ser elevado, o que diminui o desgaste dos pneus e otimiza o custo operacional.

O sistema de regeneração do caminhão também é um avanço tecnológico. Ele aproveita as desacelerações e variações de altitude ao longo do percurso para gerar energia e armazená-la nas baterias, prolongando a autonomia do veículo de acordo com o perfil de uso e a rota. Esse recurso é especialmente vantajoso para operações em rotas com grande variação altimétrica, aumentando ainda mais a eficiência energética do caminhão.

VW Meteor Hybrid – Foto: Divulgação/Volkswagen Caminhões & Ônibus

“A união do sistema de tração inteligente com a gestão de bateria e sensoriamento do VW Meteor Hybrid, aliado ao semirreboque Hybrid R da Randon, representa um passo significativo para o futuro do transporte de cargas no Brasil, com ganhos expressivos em descarbonização”, destaca Ricardo Escoboza, vice-presidente executivo para a América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp.

Desenvolvido em colaboração com a Suspensys, o VW Meteor Hybrid não depende exclusivamente de uma infraestrutura de recarga elétrica para longas distâncias, podendo operar apenas com o motor a diesel quando necessário, o que amplia sua flexibilidade operacional. A tecnologia embarcada no veículo reforça a parceria de longa data entre a Randoncorp e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com uma solução integrada que agrega inovação e sustentabilidade ao setor de transporte pesado.

Eixo auxiliar elétrico – Foto: Divulgação/Volkswagen Caminhões & Ônibus

“O projeto do VW Meteor Hybrid, em conjunto com outras soluções e-Sys já lançadas para implementos rodoviários e agrícolas, demonstra nossa capacidade de adaptação e inovação em um mercado desafiador como o brasileiro. Nossa proposta é criar alternativas de mobilidade que tragam benefícios concretos para a descarbonização da cadeia de transporte rodoviário”, comenta Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.

Sobre a Randoncorp

A Randoncorp é uma multinacional brasileira reconhecida por suas soluções inovadoras para o setor de mobilidade. Com presença global, a companhia oferece um portfólio completo de autopeças para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, atendendo veículos comerciais por meio de suas marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. Na fabricação de semirreboques, a Randon se destaca como uma das dez maiores do mundo, com uma linha completa de equipamentos para transporte de cargas.

Além disso, a Randoncorp investe em serviços financeiros e soluções digitais, com empresas como Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, e Randon Ventures, entre outras. O grupo também realiza pesquisa avançada em nanotecnologia, eletromobilidade e automação industrial por meio do Centro Tecnológico Randon (CTR), NIONE e Auttom. A responsabilidade social é um pilar importante para a companhia, que promove iniciativas pelo Instituto Elisabetha Randon e apoia pesquisas científicas com o Instituto Hercílio Randon.

Atuando no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, a Randoncorp integra o seleto grupo das maiores empresas privadas do Brasil, consolidando-se como referência em qualidade e inovação no setor de mobilidade.

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