Orquestra da Ulbra homenageia barroco italiano no domingo (1º)
Evento acontece na Igreja São Francisco de Assis, em Porto Alegre, às 11h, e marca o encerramento da temporada 2024
A Orquestra de Câmara da Ulbra encerra a temporada 2024 com um concerto dedicado ao período barroco italiano. A apresentação será no domingo (1/12), às 11h, na Igreja São Francisco de Assis (Domingos Crescêncio, 567, Porto Alegre), com entrada franca. Sob a regência de Tiago Flores, serão executadas obras de Giuseppe Torelli, Arcangelo Corelli e Francesco Manfredini. Participação de Eduardo Knob, ao cravo.
O programa inicia com Sonata a 4, em Lá menor e Concerto para Orquestra Op 6, nº 1, ambas de Torelli. Compositor, violinista e pedagogo italiano, Torelli teve grande importância no desenvolvimento do concerto grosso. Contemporâneo de Corelli, sua produção consiste, principalmente, em obras de câmara e trabalhos orquestrais, a maioria para cordas. Escreveu também um grande número de sinfonias e concertos e fez uso considerável do trompete em suas obras.
Em seguida, a Orquestra apresenta Concerto grosso, op 3, nº 12, conhecido como Concerto de Natal, – considerada uma das mais belas peças do repertório natalino e a mais famosa obra de Manfredini.
A próxima é Concerto grosso, op 6, nº 7, de Corelli, seguida de Concerto grosso, op 6, nº 8 – Concerto de Natal, ambas de Corelli. O compositor também favoreceu a expansão do concerto grosso e contribuiu para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento, que conquistou definitivamente a corte.
Característico do período, o Concerto Grosso é um gênero estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2024
Data: Domingo (1/12)
Horário: 11h
Local: Igreja São Francisco de Assis (Domingos Crescêncio, 567)
Entrada Franca